DADOS E INFORMAÇÕES SOBRE A BANDEIRA DA ÍNDIA:
A bandeira da Índia foi adotada em 22 de julho de 1947, durante a reunião da Assembleia Constituinte, 22 dias antes da independência.
Essa bandeira é inspirada no pavilhão do Congresso Nacional Indiano e foi elaborada pelo desenhista indiano Pingali Venkayya.
A bandeira é constituída por três listras horizontais nas cores açafrão, branco e verde.
No centro da bandeira há uma roda na cor azul-marinho com 24 raios que é a Ashoka Chakra (Roda do Dharma, símbolo do hinduísmo).
Proporção
A proporção da bandeira nacional da Índia é de 2:3. Por exemplo, se ela tiver 2 metros de largura, deverá ter 3 metros de comprimento.
Significado das cores:
• Açafrão (Kesari) - Faixa Superior: a faixa superior é de cor açafrão. Esta cor representa coragem, sacrifício e o espírito de renúncia. Também está associada à religião hindu, mas no contexto da bandeira nacional, pretende refletir a coragem e o altruísmo da nação.
• Branco - Faixa do Meio: a faixa do meio é branca, simbolizando honestidade, pureza e paz. Esta cor é significativa, pois representa a importância de manter a paz e a verdade na nação. No centro desta faixa, há um Ashoka Chakra azul-marinho de 24 raios, ou roda da lei, que significa o dinamismo da mudança pacífica.
• Verde - Faixa Inferior: a faixa inferior é verde. Esta cor representa a fé, fertilidade e a prosperidade da terra. Também indica a relação do país com a terra, seu crescimento e sua conexão com o mundo natural.
A bandeira indiana como um todo, com suas cores e o Ashoka Chakra, é projetada para representar os ideais da república indiana: coragem e sacrifício, paz e verdade, fé e cavalheirismo.
Bandeira nacional da Índia |
DUARTE, Marcelo. Almanaque das Bandeiras. São Paulo: Moderna, 2001.