Bandeira da Escócia

A bandeira da Escócia, conhecida como Saltire ou Cruz de Santo André, consiste em uma cruz diagonal branca sobre um fundo azul, representando o santo padroeiro da Escócia, São André.


Bandeira da Escócia hasteada em Edimburgo, capital do país
Bandeira da Escócia hasteada em Edimburgo, capital do país

 

DADOS E INFORMAÇÕES SOBRE A BANDEIRA DA ESCÓCIA:



A bandeira da Escócia é composta por uma cruz branca num fundo de cor azul. Ela é conhecida também como Cruz de Santo André e Saltire.



Significado


A cruz branca representa Santo André Apóstolo, patrono da Escócia. A cor azul representa o céu.



Origem


A bandeira foi criada na metade do século XVI. Já no começo do século XVIII, a bandeira da Escócia foi incorporada a bandeira do Reino Unido.



Proporção oficial

 

A proporção da bandeira escocesa é de 3:5. Por exemplo, se ela tiver 3 metros de largura, deverá ter 5 metros de comprimento.



Curiosidade:


- Em 1385, o Parlamento da Escócia determinou que os soldados escoceses deveriam usar a Cruz de Santo André em seus uniformes militares.

 

- No começo do século XVI a bandeira da Escócia era composta pela Cruz de Santo André, porém tendo como fundo a cor vermelha.

 

Bandeira nacional da Escócia

Bandeira nacional da Escócia.

 

 

O Dia da Bandeira é comemorado na Escócia?

 

A Escócia não tem um "Dia da Bandeira" específico no sentido de um dia dedicado a celebrar a bandeira nacional. No entanto, a bandeira da Escócia, conhecida como Saltire ou Cruz de São André, é exibida de forma proeminente e celebrada no Dia de São André, que ocorre em 30 de novembro de cada ano. O Dia de São André é o dia nacional oficial da Escócia e recebeu esse nome em homenagem a Santo André, o santo padroeiro da Escócia.


No Dia de São André, o Saltire, uma cruz diagonal branca em um campo azul, é hasteado em prédios públicos e usado em várias celebrações por toda a Escócia. Este dia é marcado pela celebração da cultura escocesa, incluindo comidas tradicionais, música, dança e, claro, a exibição da bandeira nacional. É um dia para os escoceses celebrarem sua herança e identidade nacional. Nos últimos anos, o Dia de São André ganhou destaque e agora é um feriado bancário na Escócia, embora nem todos os negócios fechem para o dia.

 

 


 




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

BERG, Tiago José. Bandeiras de todos os países do mundo. São Paulo: Panda Books, 2013.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.