Curiosidades do Chile

Dados curiosos sobre a cultura chilena, informações, aspectos geográficos, econômicos e sociais


Atacama: deserto mais seco do mundo fica no Chile
Atacama: deserto mais seco do mundo fica no Chile

 

Curiosidades do Chile

 

- O Chile é o maior país Norte-Sul do mundo. Seu território é incomum, caracterizado por uma longa e estreita faixa costeira, que se estende por 4.630 quilômetros, mas tem apenas 430 quilômetros em seu ponto mais largo de leste a oeste.

 

- Devido ao seu território, o Chile apresenta um clima muito variado, indo do desértico no norte do país, a um clima oceânico no sul. Nas regiões leste e sudoeste, encontramos a tundra alpina áreas de clima extremamente frio.

 

- O Chile e o Equador são os únicos países da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil.

 

- O Chile ainda é dono de territórios ultramarinos, como o Arquipélago Juan Fernández, as Ilhas Desventuradas, além da ilha Sala y Gómez e a ilha de Páscoa, localizadas na Polinésia.

 

- O Chile também reivindica 1.250.000 km² da Antártida como parte de seu território.

 

- O porto de Puerto Williams, no extremo sul do Chile, é o lugar povoado mais ao sul do planeta.

 

- O Chile está dividido em 16 regiões, 57 províncias e 346 comunas (cidades).

 

- O Atacama é o deserto mais árido do mundo e está localizado no norte do Chile.

 

- O catolicismo é a religião predominante no Chile. Cerca de 65% dos chilenos se declaram católicos romanos.

 

- O Chile detém 40% da observação astronômica mundial. Por conta de seu clima, o deserto de Atacama é um dos melhores lugares do mundo para se observar as estrelas. Nesta região desértica, há mais de uma dezena de observatórios astronômicos, inclusive o mais avançado complexo astronômico do mundo, o Atacama Large Millimeter Array (ALMA).

 

- O país investe significativamente em pesquisas na Antártica. Ao todo, o Chile mantém doze estações de pesquisa na Antártica, sendo quatro bases permanentes e oito temporárias, ou seja, operadas apenas no verão, e ainda mais sete abrigos.

 

- O Chile é o país com melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da América Latina. O índice é de 0,843, que é considerado muito elevado.

 

- O Chile é o quarto país na América Latina em número de publicações científicas e o trigésimo oitavo no mundo.

 

- O cobre é o minério mais abundante no solo chileno. O país é o maior produtor e exportador de cobre do mundo.

 

- O maior terremoto, que atingiu 9.5 graus de magnitude, aconteceu em 1960 na cidade de Valdivia, no Chile. Sendo que o Chile é o país que mais sofre com terremotos do mundo.

 

- No Chile existe uma lei que obriga todos os moradores hastear a bandeira em todo edifício público ou privado durante os dias 21 de maio (dia de Glórias Navais) e nos dias das festas pátrias (18 e 19 de setembro).

 

- O esporte mais popular do Chile é o futebol. Em 1962, o país sediou uma Copa do Mundo de Futebol, que foi vencida pelo Brasil. Porém, os chilenos nunca chegaram a uma final deste campeonato.

 

- A gastronomia chilena é caracterizada por uma variedade de frutos do mar, carne, frutas e legumes. Os pratos mais tradicionais da culinária chilena são ajiaco, o kebabs, assados, o calapurca, o cancato, o carbono, o pote, o chapalele, charquicán, curanto, humitas tortas de pinheiros, a milcao, paila marinho, a pantruca, torta de milho, torta de batata, o feijão, o pulmay e tomaticán.

 

- O Chile é o quarto produtor mundial de vinhos. Os vinhos chilenos são reconhecidos mundialmente por sua alta qualidade.






Curiosidades do Chile Temas Relacionados

Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.