Quem são
Os aborígenes são os povos nativos da Austrália e Tasmânia. Este grupo étnico autóctone está presente nestas regiões antes mesmo da colonização europeia.
Problemas enfrentados na atualidade
Atualmente, existem poucos aborígenes (na Austrália, são cerca de 2% da população), pois muitos deles foram se miscigenando com os europeus, durante os últimos dois séculos.
Logo, a colonização europeia gerou a perda de identidade cultural em grande parte dos aborígenes. Nestes últimos dois anos, muitos aborígenes também sofreram com as doenças trazidas pelos europeus, além da perda de terras para estes colonizadores. Todos estes problemas colaboraram para a drástica diminuição dos povos aborígenes neste período.
Na década de 1930, o governo australiano criou reservas, nas regiões norte e central da Austrália, com o objetivo de preservar os povos aborígenes e sua cultura. São nestas áreas que estes povos vivem atualmente. Foram também criadas, nos últimos cinquenta anos, várias leis federais, visando à proteção e integração dos aborígenes à comunidade australiana, garantindo a eles vários direitos sociais.
Principais características dos aborígenes antes da colonização europeia:
- Falavam, aproximadamente, 250 dialetos diferentes.
- Possuíam um sistema de organização social avançado para a época.
- Tinham uma religião baseada em rituais sagrados e crenças em seres mitológicos.
- Viviam da agricultura, da caça e pesca.
- Faziam arte como espécie de sistema de comunicação. Suas pinturas serviam para contar a história do grupo, além de retratar cenas do cotidiano e suas relações com as divindades.
Curiosidade histórica
De acordo com pesquisas arqueológicas, os aborígenes vivem na Austrália a, pelo menos, 40 mil anos.
![]() |
Bumerangues feitos por aborígenes australianos. |
Última revisão: 02/09/2020
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Los aborigenes australianos y del pacífico (em espanhol)
Autor: Garcia, Álvaro Cruz
Editora: Independent Publishe