Definição (conceito)
Historiografia é o registro escrito da História. Podemos dizer que é a arte de escrever e registrar os eventos do passado.
O termo historiografia também é utilizado para definir os estudos críticos feitos sobre aquilo que foi escrito sobre a História. Um exemplo: se um historiador faz um estudo crítico sobre o trabalho feito por Heródoto (historiador que viveu na Grécia Antiga e escreveu sobre o período), então ele está produzindo um trabalho de historiografia.
A historiografia ajuda a tornar o estudo da história uma disciplina mais rica, mais reflexiva e mais crítica.
Principais correntes da historiografia:
Positivismo: atualmente pouco seguida, privilegia o estudo cronológico dos fatos históricos, sem fazer análises críticas.
Materialismo histórico: elaborado por Karl Marx, enfatiza o aspecto econômico da sociedade no estudo da História.
Escola dos Annales: criada em 1929, pelos historiadores franceses Marc Bloch e Lucien Febvre. Incorporou na História aspectos da Antropologia, Psicologia, Geografia e Filosofia. É também conhecida como escola das “Mentalidades”.
Lucien Febvre (1878-1956): um dos grandes nomes da corrente historiográfica conhecida como Escola dos Annales. |
Importância da Historiografia para o estudo da História:
• Análise crítica: a historiografia incentiva o pensamento crítico ao examinar como as narrativas históricas são formadas. Ela destaca a natureza subjetiva da escrita histórica e a influência do contexto, dos vieses e dos propósitos do historiador.
• Evolução das interpretações: ela traça como as interpretações e os enfoques históricos mudam ao longo do tempo, refletindo mudanças nos valores sociais, tendências acadêmicas e acesso às fontes históricas. Isso ajuda a entender a natureza dinâmica da história como disciplina.
• Visão metodológica: ao estudar as abordagens e metodologias de diferentes historiadores, a historiografia oferece uma visão sobre como os historiadores coletam, analisam e interpretam evidências. Isso pode levar a pesquisas históricas mais robustas e matizadas.
• Debates e controvérsias: a historiografia expõe os alunos a debates e controvérsias em andamento dentro do campo, demonstrando que a história não é apenas sobre fatos, mas também sobre interpretação e argumentação.
• Perspectivas diversas: ela introduz a influência de várias perspectivas, incluindo fatores econômicos, sociais, políticos e culturais, na interpretação histórica. Isso promove um entendimento mais abrangente do passado ao incluir múltiplos pontos de vista.
Você sabia?
- O historiógrafo é o profissional que se dedica ao estudo da historiografia.
- A palavra tem origem no grego historiographia que significa "trabalho de historiador".
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Fonte de referência do texto:
- BRAICK, Patrícia Ramos. Estudar História. São Paulo: Editora Moderna, 2018.