Definição (o que é)
Aristocracia pode ser definida como um grupo constituído por integrantes de camadas sociais com grande poder político e econômico. Esta camada social era típica do período em que a monarquia existiu em grande parte das nações europeias. Portanto, muitos aristocratas faziam parte da nobreza.
Características principais da aristocracia
Os aristocratas possuíam privilégios em relação às outras classes sociais. Eram detentores de grandes propriedades rurais e tinham uma grande influência na condução da vida política de seus países.
A aristocracia tinha um jeito próprio de se vestir e frequentava apenas locais destinados ao seu grupo. Os aristocratas não se misturavam com integrantes de outras camadas sociais.
Tipos principais de aristocracia do passado:
- Aristocracia rural: formada por grandes e poderosos proprietários de terra.
- Aristocracia urbana: formada por políticos que viviam nas cidades. Geralmente eram de famílias nobres e ocupavam cargos públicos.
Na atualidade
Atualmente, em função da valorização do sistema democrático e dos direitos iguais, esta camada social aparece em poucas nações do mundo.
Etimologia (origem da palavra):
- A palavra aristocracia tem origem no grego aristokratia, que significa "poder" ou "comando dos mellhores". A palavra deriva da junção de àristos, "melhor" e kratos, "comando".
|
Aristocracia francesa na corte de Luís XIV (início do século XVIII) |
Última revisão: 21/09/2020
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Aristocracia e seus críticos
Autor: Morgado, Miguel
Ano de publicação: 2009
Editora: Edições 70 - Brasil
Temas do livro: Filosofia e Sociologia.