Tradições da Festa Junina

A Festa Junina é caracterizada por diversas tradições musicais, festivas e gastronômicas.


Fogueira de São João: uma das principais tradições da Festa Junina
Fogueira de São João: uma das principais tradições da Festa Junina

 

Principais símbolos e tradições da Festa Junina

 



Fogueiras de São João


Fazem parte da tradição pagã como forma de comemorar o solstício de verão. Na Idade Média, durante o processo de cristianização, a fogueira passou a ser um dos elementos da festa de São João Batista. 

 

Balões


Tradição trazida pelos portugueses, está relacionada ao uso das fogueiras nas festas juninas. Em Portugal, principalmente na cidade do Porto, soltavam 5 balões para anunciar o início da festa de São João. Em função do risco de incêndio, os balões estão proibidos por lei no Brasil.

 

Fogos de artifício


De acordo com a tradição popular, os fogos servem para despertar São João. Esta tradição também tem origem em Portugal e ainda é muito comum neste país, além de serem muito usados em todas as regiões do Brasil, principalmente no Nordeste.

 

Mastro de São João


Tradição de origem portuguesa, consiste em levantar um mastro com três bandeirinhas na ponta superior, simbolizando cada um dos santos católicos ligados à Festa Junina: São João, São Pedro e Santo Antônio.

 

Quadrilha


Tem origem numa dança popular realizada por camponeses europeus durante a Idade Média. Foi trazida para o Brasil no século XIX, onde se fundiu com danças e tradições culturais brasileiras. Representa de forma animada, principalmente, os principais aspectos da vida no meio rural. A quadrilha varia muito de região para região. 

 

Pessoas dançando quadrilha

Quadrinha da festa junina

 

 

Bandeirinhas

 

Toda festa junina tem que ter as famosas e tradicionais bandeirinhas coloridas. Enfileiradas e amarradas em barbantes, são espalhadas pela área (partes altas) onde ocorre a festa. Deixam a festa colorida e animada.


Bandeirinhas da festa junina
Bandeirinhas da festa junina



Pau de sebo

É uma brincadeira bem tradicional. Prêmios são colocados no topo de um tronco escorregadio (com sebo animal). A dificuldade em subir proporciona muitas risadas e diversão para aqueles que assistem.


Criança subindo num pau de sebo durante a festa junina
Pau de sebo: tradição da festa junina

 


Alguns exemplos de costumes de Festa Junina


- Quermesses: realizadas principalmente no estado de São Paulo. Possuem quadrilha, doces e bebidas típicas, barracas com jogos e diversões, além da tradicional fogueira.

 

- Festa Junina Nordestina: forró, baião e xote são estilos musicais presentes nas festas. As comidas e bebidas típicas também marcam presença.

 

- Em Portugal: os costumes principais são: marchas populares, foguetes, sardinha assada. 

 

 

 



atualizado em 13/01/2020




Você também pode gostar de:


Tradições da Festa Junina Temas Relacionados

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2021 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.