O que foi e origem
A bossa nova pode ser definida como um movimento musical brasileiro, que tem sua origem na cidade do Rio de Janeiro, na segunda metade dos anos 1950. Podemos dizer que os pais da bossa nova foram os cantores e compositores Tom Jobim, João Gilberto e Vinícius de Moraes.
No começo da década de 1960, quando este estilo já fazia sucesso no Brasil, ele desembarcou aos Estados Unidos, país em que também obteve destaque.
Características principais da Bossa Nova:
• As principais influências da bossa nova foram o jazz norte-americano e o samba. Porém, muitos especialistas em música dizem que o choro, o blues e a moda de viola também foram influências importantes para este estilo musical.
• Músicas que apresentam ritmo calmo e suave.
• Violão e piano como principais instrumentos musicais de acompanhamento.
• Temas descompromissados e ligados à vida cotidiana da classe média (principalmente carioca), amores e exaltação de elementos da natureza (praias, vento, chuva, sol, etc.).
• Utilização do tom coloquial na narrativa das canções.
• Músicas cantadas em tom baixo e calmo, como se fosse uma fala ou uma narração.
• Letras poetizadas, principalmente as elaboradas pelo poeta Vinícius de Moraes.
• A partir do começo da década de 1960, o movimento musical busca distanciar-se das influências do jazz norte-americano. O novo rumo busca uma aproximação com os ritmos brasileiros como, por exemplo, o samba e o baião.
João Gilberto (1931-2019): um dos principais músicos da Bossa Nova. |
Principais representantes: cantores e cantoras
João Gilberto (10 de junho de 1931 – 6 de julho de 2019): cantor, compositor e violonista brasileiro, considerado o "pai da Bossa Nova" por sua inovadora técnica de violão e estilo vocal intimista.
Vinícius de Moraes (19 de outubro de 1913 – 9 de julho de 1980): poeta, diplomata, compositor e dramaturgo brasileiro, coautor de clássicos da música brasileira, como "Garota de Ipanema" e "Chega de Saudade".
Tom Jobim (Antônio Carlos Jobim) (25 de janeiro de 1927 – 8 de dezembro de 1994): compositor, pianista, cantor e arranjador brasileiro, um dos principais criadores da Bossa Nova, autor de inúmeras canções icônicas.
Nara Leão (19 de janeiro de 1942 – 7 de junho de 1989): cantora brasileira, conhecida como a "Musa da Bossa Nova", participou ativamente do movimento e também explorou outros gêneros musicais ao longo de sua carreira.
Baden Powell (6 de agosto de 1937 – 26 de setembro de 2000): violonista e compositor brasileiro, reconhecido por sua habilidade técnica e por integrar elementos do samba e do jazz em suas composições.
João Donato (17 de agosto de 1934 – 17 de julho de 2023): pianista, acordeonista, cantor e compositor brasileiro, conhecido por sua contribuição à Bossa Nova e ao jazz brasileiro, com uma carreira prolífica e influente.
Marcos Valle (14 de setembro de 1943 – presente): cantor, compositor e instrumentista brasileiro, destacado por sua versatilidade e por integrar elementos de diversos gêneros musicais em sua obra.
Claudette Soares (31 de outubro de 1937 – presente): cantora brasileira, conhecida como a "Princesinha do Baião", com uma carreira que abrange diversos estilos, incluindo a Bossa Nova.
Alaíde Costa (8 de dezembro de 1935 – presente): cantora e compositora brasileira, reconhecida por sua voz suave e por sua participação no movimento da Bossa Nova.
Roberto Menescal (25 de outubro de 1937 – presente): guitarrista, compositor e produtor musical brasileiro, um dos fundadores da Bossa Nova, com uma carreira extensa e influente.
Ronaldo Bôscoli (28 de outubro de 1928 – 18 de novembro de 1994): Jornalista, compositor e produtor musical brasileiro, figura central na criação e divulgação da Bossa Nova.
Toquinho (Antônio Pecci Filho) (6 de julho de 1946 – presente): cantor, compositor e violonista brasileiro, conhecido por sua parceria com Vinícius de Moraes e por sua contribuição à música popular brasileira.
Edu Lobo (29 de agosto de 1943 – presente): cantor, compositor e arranjador brasileiro, destacado por suas composições que mesclam elementos da música popular e erudita.
Francis Hime (31 de agosto de 1939 – presente): compositor, pianista, cantor e arranjador brasileiro, com uma carreira marcada por parcerias com grandes nomes da música brasileira.
Paulo Sérgio Valle (6 de agosto de 1940 – presente): compositor e letrista brasileiro, conhecido por suas colaborações com diversos artistas e por suas contribuições à música popular brasileira.
Wilson Simonal (23 de fevereiro de 1938 – 25 de junho de 2000): cantor brasileiro, conhecido por seu carisma e por popularizar diversos sucessos na década de 1960, com uma carreira marcada por altos e baixos.
Grandes sucessos da Bossa Nova:
- “Chega de saudade” de Vinícius de Moraes e Tom Jobim
- “Bim bom” de João Gilberto
- “Garota de Ipanema” de Tom Jobim e Vinícius de Moraes
- “Ela é carioca” de Vinícius de Moraes
- “Eu sei que vou te amar” de Tom Jobim
- “Soneto de Fidelidade” de Vinícius de Moraes
- “Águas de março” de Tom Jobim
- "Se todos fossem iguais a você" de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.
Vinícius de Moraes, importante representante da Bossa Nova, tocando violão ao lado de Maria Betânia. (fonte da foto: Arquivo Nacional) |
O sucesso da Bossa Nova nos Estados Unidos
A Bossa Nova encontrou público receptivo nos Estados Unidos, principalmente na década de 1960. As letras do gênero muitas vezes refletiam o idílico estilo de vida brasileiro, com referências a praias, céu azul e beleza, ressoando com o fascínio do público americano por culturas exóticas e o fascínio pelo lazer e pela beleza natural. O intercâmbio cultural foi ainda potencializado pelo fato de muitos músicos da bossa nova fazerem parte da classe média carioca, que já conheciam a música e o cinema norte-americanos, permitindo uma integração harmoniosa da bossa nova no cenário musical americano.
Artistas importantes como Antônio Carlos Jobim, João Gilberto e Astrud Gilberto tornaram-se os rostos da bossa nova nos Estados Unidos. Jobim, em particular, foi um prolífico compositor cujas composições como "A Garota de Ipanema" e "Corcovado" se tornaram clássicos atemporais. Essas canções, junto com outras, foram apresentadas ao público americano e rapidamente se tornaram padrões do jazz. A colaboração entre esses artistas brasileiros e músicos de jazz americanos, como Stan Getz, desempenhou um papel significativo na popularização da bossa nova nos EUA. O álbum "Getz/Gilberto", que incluiu o hit "The Girl from Ipanema", é uma prova da fusão bem-sucedida de estilos musicais brasileiros e americanos.
O sucesso da bossa nova nos Estados Unidos não foi apenas um fenômeno musical, mas também cultural. O pico de visibilidade do gênero veio com uma apresentação marcante no Carnegie Hall em novembro de 1962, que apresentou os principais impulsionadores da bossa nova ao público americano. Apesar da popularidade cada vez menor do gênero no Brasil, onde acabou sendo ofuscado por outros movimentos musicais, a influência da bossa nova nos Estados Unidos perdurou. Tornou-se um símbolo da música brasileira para o público americano e seu impacto ainda é sentido hoje, com os padrões da bossa nova sendo parte integrante do repertório do jazz e seus ritmos influenciando os gêneros musicais americanos contemporâneos.
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
CASTRO, Ruy. A onda que se ergueu no mar; novos mergulhos na Bossa Nova. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
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