Ajax

Ajax é um herói da mitologia grega que participou da Guerra de Troia.


Ajax: herói da mitologia grega
Ajax: herói da mitologia grega

 

Quem foi

 

Ajax foi um herói da mitologia grega. De acordo com a lenda, era filho de Télamon (rei de Salamina) e Peribeia. Na mítica Guerra de Troia, foi um dos principais guerreiros, de acordo com a lenda.

 

 

Características de Ajax (poderes e qualidades):

 

• De acordo com o poema épico Ilíada, de Homero, Ajax lutou com destreza e coragem na Guerra de Troia. Sua força era impressionante, porém possuía um defeito: a teimosia. De acordo com o poema, ele não necessitou da ajuda dos deuses durante as batalhas, pois não os procurava.

 

• Grande parte de suas qualidades guerreiras era atribuída ao fato de ter sido treinado, assim como Aquiles, pelo habilidoso e inteligente centauro Quíron.

 

• Ele é descrito como sendo de grande estatura e imensa força, muitas vezes empunhando um gigantesco escudo feito de sete couros de vaca e uma enorme lança.

 

• Ajax não era apenas fisicamente forte, mas também extremamente resistente. Ele podia lutar em batalhas inteiras sem ficar gravemente ferido e era considerado o único guerreiro grego que não precisava da ajuda dos deuses de nenhuma forma.

 

 

Ajax numa pintura, homem jovem branco, com capacete, barba castanha

Ajax representado numa pintura do século XVIII.

 

 

Sua participação na Guerra de Troia

 

Participou das batalhas portando um machado e um grande escudo, quase sempre acompanhado do seu meio-irmão Teucro.

 

Ajax, ainda segundo a lenda, lutou duas vezes com Héctor (príncipe de Troia). Na segunda luta, conseguiu ferir Héctor seriamente ao atingi-lo com uma pedrada.

 

Outra façanha importante de Ajax, durante a Guerra de Troia, ocorreu quando o herói grego resgatou o corpo de Pátroclo (outro herói grego, morto em batalha). Os troianos queriam dar o corpo de Pátroclo para os cães, porém Ajax o resgatou e o levou para o acampamento de Aquiles.

 

Ajax, junto com Ulisses, também atuou no resgate do herói Aquiles, quando este foi morto por uma flechada de Paris (príncipe de Troia). Os dois conduziram o corpo para o acampamento grego.



A loucura e a morte trágica de Ajax

 

De acordo com a lenda, após a morte de Aquiles, Ajax e Ulisses disputaram a armadura mágica do herói morto. Com a ajuda da deusa Atena, o conselho resolveu dar a armadura para Ulisses, fato que encheu Ajax de raiva e decepção. Ficou atormentado por um acesso de loucura, provocado pela deusa Atena, pois esta estava insatisfeita com o fato de Ajax não pedir a ajuda dos deuses durante as batalhas. Atormentado, Ajax confundiu um rebanho de ovelhas com soldados inimigos, matado todas elas. Ao acordar de sua loucura, ficou extremamente envergonhado e decepcionado com o fato de ter matado animais domésticos com sua espada. Resolveu então cometer suicídio com sua própria espada.

 

Pintura em vaso grego de Ajax e Aquiles jogando dados

Os heróis gregos Ajax (direita) e Aquiles (esquerda) jogando dados. (pintura em vaso do século V a.C.)

 

 



Atualizado em 25/07/2023

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

A mitologia grega (3 volumes)

Autor: brandão, Junito de Souza

Editora: Vozes

 

Fonte de pesquisa do artigo:

 

- BRANDÃO, J.S. Mitologia Grega, 3 v. Petrópolis: Vozes, 2ª ed. (v. 1), 1986-1987.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.