14 Mulheres importantes da História e suas realizações

Lista com as principais mulheres que marcaram a História da humanidade em vários períodos.


Cleópatra: exemplos de mulheres que foram importantes para a História
Cleópatra: exemplos de mulheres que foram importantes para a História

 

14 Mulheres importantes da História e suas principais realizações:

 



Cleópatra

 

Cleópatra foi a última Rainha da Dinastia ptolomaica que dominou o Egito após a Grécia ter invadido aquele país. Filha de Ptolomeu XII com sua irmã, ela subiu ao trono egípcio aos 17 anos de idade, após a morte do pai. Contudo, ela teve que dividir o trono com seu irmão, Ptolomeu XIII (com quem casou), e depois, com Ptolomeu XIV.

 

 

Maria, Mãe de Jesus


Deu a luz, criou e educou Jesus Cristo. Nasceu, provavelmente em Jerusalém, por volta de 20 a.C.

 

 

Joana D'arc

 

- Joana D’arc nasceu na França no ano de 1412 e morreu em 1431 (época medieval). Foi uma importante personagem da história francesa, durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), quando seu país enfrentou a rival Inglaterra. Joana D’arc foi canonizada (transformada em santa) no ano de 1920.

 

 

Rainha Vitória

 

Foi rainha do Reino Unido entre 1837 a 1901. Embora com poucos poderes políticos, se tornou um exemplo nacional da moral e dos bons valores e costumes.

 

Anita Garibaldi

 

Companheira do líder revolucionário Giuseppe Garibaldi, Anita foi um exemplo de mulher corajosa e forte. Lutou ao lado do marido na Guerra dos Farrapos.

 

Maria Quitéria

 

Maria Quitéria de Jesus (1792-1853) foi uma militar baiana que lutou na Guerra de Independência do Brasil. Ela se alistou com identidade masculina. Após a guerra, ela foi condecorada com a Ordem do Cruzeiro pelo imperador Dom Pedro I.

Maria Quietéria, militar brasileira
Maria Quietéria: combateu na Guerra de Independência do Brasil.



Princesa Isabel

 

Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Gonzaga de Bragança, a Princesa Isabel, nasceu no palácio de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1846. Tornou-se a herdeira do trono brasileiro, após a morte prematura do irmão mais velho. Teve importância para a História do Brasil ao assinar a Lei Áurea em 1888, que aboliu a escravidão no país.

 

Marie Curie

 

Cientista polonesa, ganhou dos prêmios Nobel de Física (1903 e 1911). Fez importantes descobertas e avanços científicos na área da radioatividade. Foi também importante na descoberta de dois elementos químicos: polônio e rádio.

Foto de Marie Curie, ganhadora de dois prêmios Nobel de Física

Marie Curie: ganhadora de dois prêmios Nobel de Física.



Kate Sheppard

 

Importante líder do movimento pelo sufrágio feminino (direito de voto) na Nova Zelândia, no final do século XIX. Graças a sua luta, a Nova Zelândia foi o primeiro país do mundo em que as mulheres conquistaram o direito de voto. Esta conquista ocorreu em 1893 e influenciou movimentos pelos direitos femininos no mundo todo, nos anos e décadas seguintes. Sheppard nasceu na cidade de Liverpool (Inglaterra) em 10 de março de 1847 e faleceu na cidade de Christchurch (Nova Zelândia) em 13 de julho de 1934.

 

 

Madre Teresa de Calcutá

 

Importante missionária católica do século XX. Lutou pelos mais necessitados. Ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1979. Foi beatificada pela Igreja Católica em 2003.

 

 

Irmã Dulce

 

Foi uma importante religiosa católica do século XX. Lutou em prol dos mais carentes e necessitado., destacando-se por suas obras de caridade e assistência social. Foi beatificada pela Igreja Católica em maio de 2011. No dia 13/10/2019, ela foi canonizada pelo papa Francisco com Santa Dulce dos Pobres.

 

 

Indira Gandhi

 

Foi primeira-ministra da Índia entre os anos de 1966 e 1977 e depois entre 1980 e 1984. Fez um governo popular, voltado para os mais os mais pobres.

 

 

Margaret Thatcher

 

Política britânica, foi primeira-ministra do Reino Unido entre os anos de 1979 e 1990. Conhecida como a "dama de ferro" conseguiu implantar importantes reformas políticas e econômicas no Reino Unido.


Maria Leopoldina

 

Maria Leopoldina de Áustria foi a primeira esposa de d. Pedro I do Brasil. Muitos historiadores afirmam que ela teve importante papel na articulação do processo de Independência do Brasil.

Maria Leopoldina de Áustria, imperatriz do Brasil

Maria Leopoldina de Áustria, imperatriz do Brasil.

 

 

 

 

 



texto atualizado em 11/11/2020

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).

 






14 Mulheres importantes da História e suas realizações Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

100 mulheres que mudaram a História do Mundo
Autor: Rolka, Gail Meyer
Editora: Prestígio
Temas: História e Biografias.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2020 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.