Significado (o que é)
Crença em vários deuses. Muitas religiões, principalmente as da antiguidade, eram politeístas. Podemos citar como exemplo a religião do Egito Antigo, Grécia Antiga e Roma Antiga. Os deuses destas religiões costumam assumir diversas funções, muitos deles com forças relacionadas à natureza. O funcionamento do mundo também era atribuído a estes deuses. Com o advento do cristianismo, que é monoteísta, estas religiões perderam força.
Exemplos de frases:
- Na Grécia Antiga, as pessoas seguiam o politeísmo.
- O politeísmo fazia parte da crença religiosa de vários povos da Antiguidade, com exceção dos hebreus que eram monoteístas.
Explicação das frases:
1ª frase: os gregos acreditavam na existência de vários deuses. Estes possuíam forças especiais, porém tinham as qualidades e defeitos dos seres humanos. Os deuses gregos eram imortais e viviam interferindo na vida das pessoas na Terra. Os gregos acreditavam que, muitas vezes, os deuses deixavam o Olimpo (monte onde viviam os deuses) para relacionarem-se com os mortais.
2ª frase: muitos povos da Antiguidade eram politeístas. Podemos citar como exemplos: mesopotâmicos, romanos, cretenses, persas, hititas e cartagineses.
Palavras derivadas:
Politeísta (aquele que acredita em vários deuses) e politeístico (relativo ao politeísmo).
Você sabia?
- Quando se atribui características de seres humanos a Deus ou deuses, isso é chamado de antropomorfismo.
- O antônimo de politeísmo é monoteísmo (crença em apenas um deus).
- Algumas religiões do passado eram henoteístas, ou seja, reconheciam a existência de vários deuses, mas faziam culto e adoravam apenas um (considerado superior).
|
Politeísmo grego: existência e crença em vários deuses. |
Atualizado em 20/05/2022
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Politeísmo - as religiões do mundo antigo (Coleção Histórias das Religiões)
Autor: Scarpi, Paolo
Editora: Hedra