Pacto de Varsóvia

O Pacto de Varsóvia foi a aliança militar socialista durante a Guerra Fria.


Reunião que deu origem ao Pacto de Varsóvia em 1955
Reunião que deu origem ao Pacto de Varsóvia em 1955

 

O que foi, criação e contexto histórico


O Pacto de Varsóvia, também conhecido como Tratado de Varsóvia, foi um acordo de cooperação militar firmado em 17 de maio de 1955 pelos oito países que formavam o Bloco do Leste (países socialistas). Recebeu este nome, pois o tratado foi firmado na cidade de Varsóvia (Polônia). A sede da aliança militar ficava na cidade de Moscou.

 

O Pacto de Varsóvia era liderado pela União Soviética e surgiu no contexto da Guerra Fria, momento da história em que houve uma grande corrida armamentista entre países socialistas e capitalistas.



Objetivos principais:


Ser um bloco militar que pudesse fazer frente à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), composta por países capitalistas e liderada pelos Estados Unidos.

 

Proteger os países membros de um possível ataque militar da OTAN. Defesa mútua em caso de ataque a algum país membro.

 

Organizar militarmente os países do Bloco do Leste. Foi estabelecido um Estado Maior conjunto que serviria para coordenar os esforços nacionais em caso de guerra.

 

Embora não fosse um objetivo oficial, na prática, o Pacto de Varsóvia também serviu como um meio para a União Soviética intervir nos assuntos dos seus Estados-Membros quando percebia que os seus interesses estavam em risco. Exemplos notáveis incluem as invasões da Hungria em 1956 e da Checoslováquia em 1968.

 

Evitar uma declaração de guerra entre os países membros e as potências ocidentais.



Países membros:


- União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (líder)

- Bulgária

- Polônia

- Tchecoslováquia

- Hungria

- República Democrática Alemã (Alemanha Oriental)

- Albânia

- Romênia



Fim do Pacto do Varsóvia


O fim do Pacto de Varsóvia deve ser entendido no contexto das mudanças ocorridas no leste europeu, principalmente na União Soviética, a partir de 1989. Com o fim dos regimes socialistas no leste europeu, o Pacto de Varsóvia deixou de fazer sentido. A dissolução oficial foi firmada na cidade de Praga em 1 de julho de 1991.

 

Escudo do Pacto de Varsóvia

Escudo do Pacto de Varsóvia

 

 

Você sabia?

 

- A Primavera de Praga, ocorrida em 1968, foi um período de reformas liberais na Tchecoslováquia liderado por Alexander Dubček. A União Soviética, temendo a perda de controle sobre um país-membro, mobilizou as forças do Pacto de Varsóvia para invadir e reprimir as reformas, consolidando o poder soviético e demonstrando que o pacto também servia para manter a ordem socialista sob a liderança soviética.

 

- Após 1961, a Albânia gradualmente se afastou do Pacto de Varsóvia e da influência soviética devido a divergências políticas com a União Soviética e uma maior aproximação com a China comunista. Em 1968, a Albânia retirou-se formalmente do pacto, sendo o único país a sair da aliança antes de sua dissolução oficial em 1991.

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:

 

PILETTI, Nelson. História e Vida Integrada. São Paulo: Editora Ática, 1998.

COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral, São Paulo: Saraiva, 2011.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.