Introdução
As plantas podem ser classificadas de acordo com as características que apresentam. O clima é um dos principais fatores que influenciam na formação vegetal e nas características que as plantas possuem.
Tipos de Plantas e suas características:
Perenes
As plantas perenes são aquelas que não perdem suas folhas durante o ano. Valeriana, hibisco e azinheira são exemplos deste tipo de planta.
Caducifólias
São plantas que perdem as folhas durante o inverno ou épocas de pouca pluviosidade (chuvas). A perda das folhas é um recurso natural destes vegetais para preservar a umidade durante épocas em que as chuvas são escassas.
Xerófilas
São plantas que se desenvolvem em locais de clima árido. Um bom exemplo deste tipo de vegetal são os cactos.
Esclerófilas
São plantas que apresentam folhas de consistência dura. Exemplo são os fynbos, formação vegetal muito presente no sul da África.
Higrófilas
São plantas adaptadas a regiões com presença de muita umidade, ou seja, com elevado índice de pluviosidade. Grande parte destas plantas são perenes. Algumas espécies vivem até mesmo debaixo da água. Exemplo: Hygrophila corimbosa (higrófila gigante) que é muito usada na decoração interna de aquários de grande porte.
Tropófilas
São plantas adaptadas a uma estação úmida e outra seca.
Aciculifoliadas
São plantas que apresentam folhas em formato de agulha. São mais comuns em regiões de clima frio. Exemplo: pinheiros.
Latifoliadas
São plantas com folhas largas, típicas de regiões de clima tropical úmido e equatorial. A largura das folhas permite uma intensa transpiração. Exemplo: seringueira (muito comum na Floresta Amazônica).
|
Folhas de Seringueira: típica da Amazônia, árvore é um exemplo de planta latifoliada. |
atualizado em 16/09/2020
O mundo das plantas
Autor: Rodrigues, Rosicler Martins
Editora: Moderna
Fontes de referência do artigo:
- UZUNIAN, Armênio. Biologia. São Paulo: Editora Harbra, 2005.