Vocabulário do Futebol: expressões gírias e termos

Conheça as principais expressões, palavras e gírias mais usadas no mundo do futebol brasileiro


Futebol: várias gírias e expressões interessantes
Futebol: várias gírias e expressões interessantes

 

Vocabulário do futebol (termos, gírias e expressões):



- Caneta: quando um jogador passa a bola por debaixo das pernas de outro jogador.

- Estar na banheira: quando o jogador fica somente no ataque, esperando a bola chegar nele para fazer o gol. Desta forma, o jogador não volta para ajudar na marcação.

- Cavar uma falta: simular uma situação, forçar para que o árbitro dê a falta.

- Artilheiro: jogador que mais gols marca num campeonato.

- Frangueiro: goleiro que toma muitos gols ou que deixa entrar uma bola fácil de agarrar.

- Frango: quando um goleiro toma um gol a partir de um chute fraco ou facilmente defensável.

- Arqueiro: mesmo que goleiro.


- Embaixadinha: ato de manter a bola no ar, fazendo-a saltar repetidamente sobre alguma parte do corpo (geralmente o pé, o joelho ou a cabeça) sem que ela toque o chão.

- Foguete ou torpedo: chute muito forte.

- A bola entrou onde a coruja faz o ninho: a bola entrou no ângulo.

- Chute de bicicleta: chute no ar em que o jogador, de costas para o gol, dá uma pedalada no ar e acerta a bola. Aqui no Brasil é conhecido apenas pelo nome de "bicicleta".

- Bandeirinha: são os dois auxiliares do árbitro principal de um jogo.

- Juiz: nome popular dado ao árbitro do jogo.

- "No pau": expressão criada e popularizada pelo locutor Silvio Luis, utilizada quando a bola bate na trave.

- Chapéu: quando um jogador chuta a bola por cima da cabeça de outro, pegando-a do outro lado.

- Beque de fazenda: jogador de defesa bruto, que costuma tirar a bola do atacante com uso de jogadas duras ou violentas.

- Hat-trick: quando um jogador marca três gols em um único jogo.

- Catimba: atitudes que os jogadores fazem para atrasar o jogo ou deixar os adversários nervosos.

- Drible da vaca: quando o jogador chuta a bola pelo lado do adversário, passando pelo lado contrário e pegando-a na frente.

- Espalmada: quando o goleiro evita o gol, jogando a bola com as mãos pela linha de fundo.

- Jogar na retranca: quando um time adota uma tática de jogo muito defensiva.


- Pombo-sem-asa: expressão usada para chutes fortes, altos e que pode resultar ou não em um gol. Geralmente, esse tipo de chute é realizado com uma distância considerável do gol adversário.

- Firula: jogadas enfeitadas sem propósito de fazer o gol.


- Matador: jogador que faz muitos gols. Geralmente é um centro-avante.


- Jogar contra o patrimônio: expressão usada para situações em que o jogador erra um passe ou comete um erro grave em que o adversário toma a bola e gera uma situação de risco de gol.

- Isolar a bola: tirar a bola do adversário, chutando-a para fora do campo.

- Golaço: gol muito bonito, feito em situação de dificuldade.


- Chute de voleio: quando o jogador acerta a bola antes que ela toque o chão. Geralmente, ocorre após um cruzamento.

- Fominha: jogador que passa pouco a bola para outros jogadores e, na maioria dos lances, tenta resolver o jogo sozinho. Este tipo de jogador costuma dar muitos dribles e segurar muito tempo a bola em seus pés.

- Ladrão: jogador que vem por trás do outro com o objetivo de tomar a bola.

- Placar: local em que o resultado do jogo é mostrado. A palavra é usada também para fazer referência ao resultado final do jogo.

- Ponte: defesa feita pelo goleiro em que ele pega uma bola que ia entrar no ângulo do gol.

- Pênalti ou penalidade máxima: falta cometida na área.

- Prorrogação: tempo adicional para uma partida que terminou empatada. Corresponde a dois tempos de 15 minutos.

- Tapete: gramado de campo com excelente qualidade.

- Tabela: troca rápida e eficiente de passes entre jogadores de um mesmo time.

- Guarda-metas: mesmo que goleiro.

- Marcação homem a homem: quando os jogadores de um time marcam os adversários individualmente.

- Ganhar de virada: quando um time que começa perdendo consegue ganhar o jogo.

- Jogador motor: também chamado de "motorzinho", é aquele jogador rápido, criativo, que joga no meio de campo e arma as jogadas com passes em direção ao gol. Ele é um jogador criativo e, muitas vezes, é considerado o "cérebro" do ataque e meio-de-campo da equipe.

- Volante: jogador de marcação que joga da região central do campo.

- Matar a jogada: cometer falta para evitar o avanço do adversário em direção ao gol.


- Matar no peito: dominar a bola com a região do peito.

- Jogador liso: jogador rápido que consegue passar pelos adversários sem perder a bola.

- Gol olímpico: gol feito a partir da cobrança de um escanteio em que a bola entre diretamente no gol.

- Tirambaço: chute muito forte em direção ao gol.

- Cartolas: dirigentes de futebol.

- Fintar: driblar, passar pelo jogador adversário.

- Gol do meio da rua: gol marcado a partir de um chute longe do gol.

- Mão furada ou mão de alface: goleiro que costuma rebater muito os chutes adversários. 

- Pipoqueiro: jogador que foge das jogadas mais duras para não correr o risco de contusão.

- Jogador pé murcho: jogador ruim, que joga mal. 

- Carrinho: quando um jogador tenta tirar a bola do adversário, acertando a bola através de um escorregão.

- Gol de peixinho: é um gol de cabeça, feito por um jogador que pula para cabecear uma bola a meia altura.

- Jogador açougueiro: jogador que utiliza de jogadas violentas. 

- Bola venenosa ou bola com veneno: bola chutada com efeito que leva muita dificuldade para o goleiro.

- Camisa doze: termo usado para fazer referência à torcida de um time. 

- Fazer cera: demorar na reposição de bola para tirar proveito do gasto do tempo.


- Cavadinha: chute em que o jogador pega bem na parte inferior da bola (parte em contato com a grama) para que ela suba rapidamente, encobrindo o goleiro. Esse nome é explicado, pois se o jogador colocar muita força no chute, pode ocorrer a saída da grama e até a formação de um pequeno buraco no campo (no local em que ocorreu o chute). Os gols com o uso desse recurso são muito bonitos, pois requerem habilidade do jogador.

- Chocolate: quando um time ganha de outro com grande diferença de gols (goleada). 

- Craque: jogador muito bom.


- Ferrolho: retranca, time extremamente defensivo. Exemplo: O técnico armou o time para jogar no esquema tático do ferrolho.

- Gol relâmpago: gol marcado nos primeiros segundos do jogo. 


- Bate-bola: partida de futebol amistosa (às vezes com número reduzido de jogadores) ou um aquecimento com bola antes do jogo.

- Tapetão: jogo disputado na justiça desportiva.


- VAR (Video Assistant Referee) - é um sistema auxiliar da arbitragem de campo, que existe durante as partidas de futebol. Neste sistema alguns árbitros acompanham a partida por câmeras de vídeo e auxiliam o árbitro em lances duvidosos.

 

- Furar a bola: gíria usada para referir-se a um time que está ganhando no final do jogo e começa a segurar a partida (deixa de atacar, só defende e adota ações para impedir o jogo do time adversário). Geralmente, esta estratégia é usada nos últimos dez minutos do jogo ou em prorrogações.

- Lanterna: time que está na última posição em um campeonato.


- Gol de placa: gol muito bonito com grande grau de dificuldade.

- Cavalo paraguaio: expressão usada no Brasil para referir-se a um time que começa um campeonato (após alguns jogos) em primeiro lugar, porém acaba o torneio nas últimas colocações.

 

Jogador de futebol dominando a bola no peito

"Matar no peito": quando o jogador domina a bola com o peito.



 

Parte de baixo do corpo de uma pessoa chutando uma bola

Embaixadinha: exige controle da bola e muita habilidade.

 

 

 



Atualizado em 06/11/2023




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Bibliografia Indicada

 

150 anos de futebol - o jogo

Autor: Carvalho, Jose Eduardo de 

Editora: SESI_SP Editora


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