Lenda do Lobisomem

Origem da lenda do Lobisomem, personagem do folclore brasileiro.


Lobisomem: do folclore europeu para o Brasil
Lobisomem: do folclore europeu para o Brasil

 

Introdução: origem da lenda


A lenda do lobisomem tem, provavelmente, origem na Europa do século XVI, embora traços desta lenda apareçam em alguns mitos da Grécia Antiga. Do continente europeu, espalhou-se por várias regiões do mundo. Chegou ao Brasil através dos portugueses que colonizaram nosso país, a partir do século XVI. Este personagem possui um corpo misturando traços de ser humano e lobo.

 

De acordo com a lenda, um homem foi mordido por um lobo em noite de lua cheia. A partir deste momento, passou a se transformar em lobisomem em todas as noites em que a Lua se apresenta nesta fase. Forte e peludo, vive assustando as pessoas nas ruas, colinas, encruzilhadas e cemitérios. Caso o lobisomem morda outra pessoa, a vítima passará pelo mesmo feitiço.

 


Lenda do lobisomem no Brasil 


No Brasil (principalmente no sertão), a lenda ganhou várias versões. Em alguns locais dizem que o sétimo filho homem de uma sucessão de filhos do mesmo sexo, pode transforma-se em lobisomem. Em outras regiões dizem que se uma mãe tiver seis filhas mulheres e o sétimo for homem, este se transformará em lobisomem. Existem também versões que falam que, se um filho não for batizado poderá se transformar em lobisomem na fase adulta. 



Conta a lenda que a transformação ocorre em noite de Lua cheia em uma encruzilhada. O monstro passa a atacar animais e pessoas para se alimentar de sangue. Volta a forma humana somente com o raiar do Sol.




Curiosidades:


- Em algumas versões da lenda no Brasil, o lobisomem só volta a ter a forma humana caso consiga visitar sete cemitérios antes do amanhecer.

 

- O lobisomem passa grande parte do tempo uivando em direção a Lua cheia.



- De acordo com a lenda, um lobisomem só morre se for atingido por uma bala ou outro objeto feito de prata.

 

- Já foram feitos diversos filmes sobre o lobisomem. Um dos mais conhecidos é Um lobisomem americano em Londres, de 1981. O filme mistura fantasia com terror.

 

- A ideia de lobisomens remonta aos tempos antigos (Antiguidade). Uma das referências mais antigas pode ser encontrada em "A Epopeia de Gilgamesh", uma peça de literatura da antiga Mesopotâmia. Nesta história, Gilgamesh rejeita um amante em potencial porque ela transformou seu companheiro anterior em um lobo.

 

- A lenda do lobisomem não se limita apenas às culturas ocidentais. Existem mitos semelhantes em outras culturas, como os "skin-walkers" no folclore nativo americano, os "berserkers" na mitologia nórdica que se transformavam em ursos ou lobos e os "weretigers" no folclore asiático.

 

 

Lobisomem na noite de lua cheia

Lobisomem: a lenda do homem que se transforma numa criatura híbrida (lobo e homem) na noite de lua cheia.

 

 

Desenho de um ser parecido com lobo e atrás uma lua cheia

Outra representação do lobisomem conforme o imaginário popular.

 

 




Revisado por Jefferson Evandro M. Ramos (graduado em História pela Universidade de São Paulo).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

O lobisomem e outros contos folclóricos
Autor: Sales, Herberto
Editora: Edições do ouro


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.