Quem era na religião egípcia
Na mitologia egípcia antiga, Bastet era uma deusa que representava a fertilidade, as mulheres grávidas, a maternidade, a feminilidade e a alegria do lar. Era filha do deus Rá (deus Sol), embora em alguns hieróglifos apareça também como filha do deus Amom.
Principais características da deusa Bastet:
- Em pinturas e relevos, encontrados principalmente em templos e pirâmides, Bastet aparece representada com corpo de mulher e cabeça de gato. Estátuas de gato de cor preta também eram usadas para representar esta deusa.
- O templo de culto à deusa Bastet ficava na cidade do Antigo Egito de Bubástis (região do delta do rio Nilo). Os egípcios faziam, neste templo, festas anuais em homenagem à deusa gato. Nestas festas, além das oferendas, eram enterrados gatos mortos próximos ao templo e arreadores da cidade.
- Os principais atributos associados à deusa Bastet no Egito Antigo eram: gato, cesta, faca e sistro (antigo instrumento musical, feito geralmente de bronze).
- Era considerada pelos egípcios como uma deusa de comportamento antagônico. Costumava ser benevolente, gentil e alegre. Porém, em algumas situações, foi retratada como sendo cheia de ira e fúria.
Curiosidade mitológica:
- Na mitologia grega, a deusa equivalente de Bastet era Ártemis.
![]() |
Estátua da deusa Bastet. |
Última revisão: 06/10/2020
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Dicionário de Mitologia Egípcia e outros
Autor: Spalding, Tássilo O.
Editora: Cultrix