Introdução
Muito do que sabemos sobre a alimentação no Antigo Egito é resultado de pesquisas históricas e arqueológicas realizadas em fontes encontradas no interior das pirâmides. Os textos preservados em papiro, as pinturas nas paredes das pirâmides e até mesmo os restos alimentares encontrados nos estômagos e intestinos das múmias, fornecem informações sobre a alimentação nesta civilização antiga.
Geralmente, os egípcios faziam duas refeições diárias: ao amanhecer e no período noturno. Comiam ajoelhados em frente a uma mesa baixa e redonda. Os alimentos eram colocados em pratos e pegos com as mãos.
Na nobreza era comum a realização de banquetes com farta quantidade de alimentos. Estes eram acompanhados de música e apresentações de dançarinas.
Os alimentos eram preparados em fogões de argila, de formato cilíndrico e com um buraco na parte inferior (local para colocar carvão ou madeira).
Vale dizer que a alimentação dos egípcios mais ricos (faraós e seus familiares, funcionários públicos, escribas e sacerdotes) era muito mais diversificada e sofisticada. Enquanto a alimentação dos artesãos, agricultores e escravos eram mais simples.
Principais alimentos consumidos no Egito Antigo
Alimentos consumidos pelos mais ricos:
- Carnes de aves (galinhas, codornas, patos)
- Peixes
- Pães
- Frutas
- Legumes
- Azeite
- Manteiga
- Gordura de Ganso
- Bolos de frutas (adoçados com mel)
- Leite
- Ovos de galinha
- Óleos vegetais (rícino, linhaça e sementes de rabanete)
Alimentos consumidos pelos mais pobres:
- Pães
- Legumes
- Carnes de aves (raramente)
- Frutas
- Peixes
Curiosidade:
- Os egípcios consumiam pouco sal, pois o consideravam impuro. De acordo com a mitologia egípcia, o sal vinha do reino de Seth, o deus do mal.
![]() |
Alimentos consumidos no Egito Antigo |
Última revisão: 11/02/2020
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Como seria sua vida no Antigo Egito?
Autor: Morley, Jacqueline
Editora: Scipione