O que é
O remo é um esporte que é praticado em barcos estreitos e em alta velocidade. Os atletas se sentam sob os bancos dos barcos de costas para a chegada. Utilizam seus braços, troncos e pernas para mover o barco o mais rápido que puderem. O esporte é praticado no rio, lagos, mares ou pistas construídas propriamente pra isso.
O esporte pode ser praticado em diversas categorias, como uma, duas, quatro ou oito pessoas.
As categorias do remo são:
Benjamim: até 10 anos
Infantil: até 12 anos
Iniciados ou Juvenil B: até 14 anos
Juvenil: 15 a 16 anos
Júnior B: 17 a 18 anos
Júnior: 18 a 20 anos
Sub-23: até 22 anos
Sênior: classe aberta
Veteranos: atletas acima de 27 anos
Origem e história do esporte
Em documentos antigos já são encontradas referências para a prática do remo que conhecemos hoje, mas com outras nomenclaturas. O remo na versão competitiva que conhecemos hoje nasceu no antigo Egito, e na antiga Roma, na forma mais moderna foi desenvolvido na Inglaterra em meados do século XVIII, onde aconteceram as primeiras competições em formatos parecidos com o que conhecemos hoje.
Com essa modernização na Inglaterra, o remo começou a ser disputado por lá dentro do meio acadêmico e de outros eventos mundiais. Em 1870 o esporte se tornou bastante popular nos Estados Unidos e no Canadá.
Em 1983 o remo chega ao Brasil nos moldes que conhecemos hoje, na cidade de Santos e de Porto Alegre, essas cidades que popularizam o remo no país. Mas o registro da atividade no país vem desde 1566, quando os portugueses competiam com os franceses por aqui.
Atualmente o remo está presente em campeonatos mundiais e nos Jogos Olímpicos.
O local de prática e o equipamento
O remo é bastante praticado em rios e lagos.
Seus principais equipamentos são:
Barco: equipamento principal, utilizado pelos praticantes. O tamanho do barco muda de acordo com a categoria.
Remos: os remos são os equipamentos responsáveis para dar impulso, e seu tamanho também vai depender da prova praticada.
Forqueta: lugar do barco onde o remo é encaixado;
Roupas: O atleta precisa de roupas que facilitem a sua movimentação durante a prova, por isso é recomendado uma roupa de lycra para as competições, além de uma luva para que as mãos não sejam machucadas durante a prova.
Equipe de remo participando de uma competição. |
Objetivo e principais regras do Remo:
O objetivo do remo é alcançar o fim do trajeto antes dos demais competidores.
As regras do remo é que devem ser disputadas sempre em raias de dois mil metros de distância, além das provas serem sempre realizadas a céu-aberto, com pelo menos três mil metros de velocidade. A competição deve ser realizada de um até oito participantes, e pode ou não ter um timoneiro. Além disso, o competidor pode usar somente os braços para mover o barco através de um ou dois remos para cada competidor.
Principais termos usados no esporte:
Ataque: termo usado quando o remo entra ou cai na água.
Final: termo utilizado quando o competidor retira o remo da água.
Leva: termo usado quando o competidor deixa de remar permitindo que o barco continue a se movimentar sem remo.
Equilibrar: termo utilizado quando a pá do remo fica em contato com a água em uma posição paralela.
Pega: termo utilizado quando o competidor aumenta a sua força na remada.
Ciar: aplicado quando o competidor rema ao contrário, fazendo com que o barco ande pra trás.
Curiosidades do esporte:
- As universidades de Oxford e Cambridge disputam a prova de remo todos os anos, e são conhecidas mundialmente pela sua forte rivalidade na competição.
- Um competidor de apenas 7 anos já venceu uma prova olímpica em 1900, se tornando o mais jovem medalhista de ouro.
- No Brasil, o esporte é organizado e regulamentado pela CBR (Confederação Brasileira de Remo). Ela foi criada em 1977 e tem sua sede na cidade do Rio de Janeiro.
- Em 1924, na cidade de Paris, o Brasil quase ganhou uma medalha, ficando em quarto lugar na competição, o interessante é que a dupla se inscreveu por conta própria, não fazendo parte de uma delegação oficial.
- Muitos times de futebol tiveram sua origem em clubes de remo do começo do século XX. Um deles foi o Flamengo do Rio de Janeiro (Clube de Regatas Flamengo).
Equipe de remo do Flamengo de 1938 |
Você sabia que o remo é considerado um esporte completo?
O remo é considerado um esporte completo porque envolve quase todos os principais grupos musculares do corpo, oferecendo um treino abrangente. A ação de remar engaja as pernas, o coração, as costas e os braços, proporcionando um treino tanto cardiovascular quanto de força. Esse engajamento simultâneo de vários músculos não só constrói força física e resistência, mas também melhora a aptidão cardiovascular. Além disso, o remo exige coordenação, equilíbrio e ritmo, integrando disciplina física e mental, o que contribui para sua reputação como um esporte completo.
Remo: o esporte completo |
Regras oficiais de Remo
Autor: Confederação Brasileira de Remo
Editora: Palçestra Edições