Tipos de Água

Características dos diversos tipos de água encontrados na natureza, exemplos, água potável e mineral.


Àgua passando por processo de tratamento visando o consumo humano
Àgua passando por processo de tratamento visando o consumo humano

 

Os diversos tipos de água

 

Ao contrário do que muita gente pensa, não existe apenas um tipo de água na natureza. Podemos encontrar na natureza águas de todo tipo: próprias e impróprias para o consumo, contaminadas, com propriedades terapêuticas, etc.

 

Principais tipos e suas características:


- Água potável: destinada ao consumo humano por apresentar as condições ideais para a saúde. Pode ser tratada ou retirada de fontes naturais, desde que seja pura.

 

- Água salobra: é uma água de aparência turva. Possui grandes quantidades de sal ou outra substância dissolvida. Não pode ser consumida pelo ser humano. É muito encontrada em regiões de mangue (áreas alagadas próximas ao litoral). Enquanto na água doce a salinidade é inferior a 0,5 partes por mil, na água salobra a salinidade fica entre 0,5 e 30 partes por mil. Portanto, a água salobra tem gosto levemente salgado e não é adequada para o consumo. Além de cloreto de sódio, estão presentes também íons potássio, magnésio e cálcio. A maior concentração de sal e íons é eliminado pelos animais que frequentam ambientes com água salobra através de glândulas e órgãos especializados. Mas naqueles sem essas adaptações, o excedente de sal sobrecarregaria os rins se a água fosse consumida.

 

Mangue com água salobra e vegetação

Água salobra: muito comum em áreas de mangues.

 

 

- Água doce: é a água que encontramos em rios, lagos, riachos, etc. Possui baixa quantidade de minerais e algumas impurezas (caso esteja contaminada). É uma água de cor marrom, pois possui também grande quantidade de terra dissolvida. Para ser consumida precisa passar por processo de tratamento específico. Quando está limpa, costuma abrigar grandes quantidades de peixes. O Brasil é um país rico em água doce graças a grande quantidade de rios.

 

- Água salgada: é a conhecida água do mar. Possui grande quantidade de sais, principalmente o famoso sal de cozinha (cloreto de sódio). Não pode ser consumida pelo ser humano.

 

- Água contaminada: geralmente presente em rios e lagos que recebem esgotos ou resíduos industriais. Não pode ser consumida, pois apresenta microrganismos que transmitem doenças ou produtos químicos que prejudicam a saúde humana. Geralmente encontramos baixa existência de vida animal neste tipo de água.

 

- Água destilada: água com altas concentrações de hidrogênio e oxigênio. É produzida de forma artificial em indústrias pelo processo de destilação. Na natureza, ela se forma durante o processo de chuva. É uma água muito usada em baterias de automóveis ou como reagente industrial. Não pode ser consumida.

 

- Água mineral: água que possui grande quantidade de minerais oriundos da natureza. Algumas destas águas possuem propriedades terapêuticas. Alguns tipos de águas minerais são próprias para o consumo, tanto que são envasadas e vendidas por empresas.

 

-  Água poluída: é um tipo de água misturada com algum poluente. Neste caso, a água perde seu cheiro e cor natural, ficando imprópria para o consumo.  

 

Água mineral em garraga.
Água mineral: adequada para o consumo humano.



 

Foto de um rio com água poluída e suja

Água Poluída: problema ambiental e imprópria para o consumo humano.




Você sabia?

 

- 2003 foi o Ano Internacional da Água Potável. Esse importante tema foi escolhido, pela ONU, para que todos possamos dar a devida importância a esse rico bem natural.

 



Última revisão em 25/03/2021.




Você também pode gostar de:


Tipos de Água Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Água - origem, uso e preservação

Autor: Branco, Samuel Murgel

Editora: Moderna


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Logotipo do site Suapesquisa.com em preto e branco Copyright © 2004 - 2021 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.