Répteis

Répteis são animais vertebrados. Os mais conhecidos são as cobras, tartarugas, crocodilos e lagartos.


A tartaruga marinha: um réptil presente no litoral brasileiro
A tartaruga marinha: um réptil presente no litoral brasileiro

 

Introdução 

 

Há milhares de anos nosso planeta era habitado por répteis gigantes, conhecidos pela maioria de nós como dinossauros. Eles existiram no período da Pré-História; porém, devido a mudanças climáticas no Planeta Terra, eles não sobreviveram e foram extintos. Ainda hoje, são encontrados fósseis que comprovam a existência destes grandes seres.

 

Principais características dos répteis

 

Atualmente, os répteis que vivem em nosso planeta são bem menores do que seus ancestrais pré-históricos, e ocupam cinco classes distintas dentro de sua espécie: os crocodilianos (os crocodilos, por exemplo, que são encontrados somente em locais quentes), os quelônios (são os cágados e os diferentes tipos de tartarugas), os ofídios (cobras e serpentes), os sáurios (lagartos e camaleões) e o tuatara (este grupo foi o único que sobrou do grupo pré-histórico dos rincocéfalos. Eles habitam unicamente a Nova Zelândia).

 

Esta categoria animal possui o sangue frio, por esta razão, não sobrevivem em locais de clima com temperaturas baixas, habitando, na maioria das vezes, lugares mais quentes. No Brasil, por exemplo, encontramos muitos répteis devido ao nosso clima quente, propício a sua adaptação e desenvolvimento desta espécie animal. Já em lugares de climas temperados, como a Grã-Bretanha, estes animais hibernam no inverno, pois ao contrário, seu sangue, que adquire a temperatura do ambiente, congelaria.

 

Estes animais, em sua maioria, botam ovos e estes são chocados pelo calor do Sol. Contudo, há alguns tipos de lagartos e cobras que já põe os seus filhotes formados. Sobre suas características físicas, é importante saber que sua pele é composta por escamas duras e, também que, muitos répteis, respiram por pulmões, isto vale também para aqueles que vivem dentro ou perto da água.

 

Projeto Tamar

 

No Brasil, existe um importante trabalho de preservação de uma espécie réptil que quase entrou em extinção. Em parceria com o Ibama, a Fundação Pró-Tamar faz o monitoramento de mil quilômetros de praia, acompanhando a reprodução do nascimento ao desenvolvimento das tartarugas marinhas. O Projeto Tamar é reconhecido mundialmente como um exemplo de trabalho voltado para a preservação desta espécie animal.

 

Cobra

Cobra: muitas espécies destes répteis são venenosas e perigosas para os seres humanos.

 

 

Você sabia?

 

- As cobras emitem um som que é chamado de sibilar.

 

 

 

 



atualizado e revisado em 20/11/2020

Por Tânia Cabral - Professora de Biologia - Unesp, 2001

 






Répteis Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Répteis - Olhe Mais Perto

Autor: Kindersley, Dorling

Editora: Ciranda Cultural

Temas do livro: Zoologia

 

Anfíbios e Répteis do Brasil - Coleção Zoologia Brasílica Vol.3

Autor: Santos, Eurico

Editora: Villa Rica

Temas: Zoologia


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2020 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.