Principais características dos crustáceos e exemplos de espécies
Os crustáceos pertencem à classe dos artrópodes, desta classificação fazem parte os seres possuidores de pernas articuladas, mas sem espinha dorsal. Também pertencem a esta categoria a craca, o camarão, a lagosta, o caranguejo.
Grande parte dos crustáceos vive no mar, mas existem alguns caranguejos que são capazes de viver na terra. O bicho-de-conta (ou tatuzinho), encontrado nos jardins, também pertence a esta classe.
Praticamente todos os seres desta espécie nascem de ovos, sendo que maioria deles atravessa um estágio pelo qual se mostram muito diferentes dos animais em que se transforma quando adultos. Ao atingirem a fase adulta, cobrem-se com uma casca grossa. Posteriormente, essas cascas sofrem um processo natural de substituição.
Curiosidades:
- O menor crustáceo que existe é a Pulga D' Agua (Dáfnia), seu tamanho é tão reduzido que ela mal pode ser vista a olho nu; já o maior deles é um caranguejo, encontrado no Japão, ele possui pernas muito grandes e estas permitem que ele se movimente com enorme velocidade.
- Os crustáceos menores servem de alimento para muitos peixes, principalmente quando ainda se encontra em sua forma larval; nesta fase são devorados em grandes quantidades por algumas espécies de baleias. Estas preferem devorar os camarões que, por sua parte, também se alimentam de outros tipos de crustáceos.
|
Caranguejo: exemplo de crustáceo. |
|
Tatuzinho (bicho-de-conta): exemplo de crustáceo terrestre. |
atualizado e revisado em 24/03/2021
Por Tânia Cabral - Professora de Biologia - Unesp, 2001
Manual de identificação dos Crustacea Decapoda de água doce do Brasil
Autor: Melo, Gustavo Augusto de
Editora: Loyola
Cultivo de crustáceos e moluscos
Autor: Gomes, Luiz Antônio de O.
Editora: Nobel
Fontes de referência do artigo:
- PAULINO, Wilson Roberto. Biologia. São Paulo: Editora Ática, 2003.
- UZUNIAN, Armênio. Biologia. São Paulo: Editora Harbra, 2005.