O que é genética (definição biológica)
A Genética é o ramo da Biologia que estuda a transferência das características físicas e biológicas de geração para geração. Muitos cientistas acreditam que a explicação para inúmeros problemas genéticos se encontra nos genes.
O que é hereditariedade
A hereditariedade é a herança genética que recebemos de nossos antepassados. Essa herança pode incluir características físicas e, até mesmo, tendências a desenvolver doenças. Daí a explicação de filhos se parecerem com o pai, com a mãe, avô, avó, tio, tia e até parentes mais distantes.
Outra forma de se observar a hereditariedade é através do cruzamento de um rato-branco de pelo liso com um rato-preto de pelo eriçado. Os filhotes deste cruzamento podem nascer com pelos pretos e eriçados pelo fato de genes do rato-preto serem dominantes. Contudo, quando estes filhotes atingirem a idade adulta, se passarem por intercruzamento, poderão ter crias de pelo branco e liso. Isso se deve à separação dos genes durante a formação dos gametas. Cada genitor (pai ou mãe) transmite apenas um dos dois genes que tem para seus filhos.
Atualmente, há muitas pesquisas sobre o código genético. Os cientistas acreditam que graças a estes estudos, futuramente será possível eliminar muitas doenças de origem genética que atingem inúmeras pessoas em todo o mundo.
Principais distúrbios e alterações de origem genética:
- Síndrome de Down (acidente durante a separação dos cromossomos), talassemia (desordem que resulta em hemácias disfuncionais), albinismo (distúrbio que impede a produção de melanina), daltonismo (distúrbio que provoca limitação na visão de cores), Síndrome de Turner (anomalia cromossômica), etc.
O que é o genoma?
Genoma é o código genético, ou seja, o conjunto dos genes. No material genético podemos encontrar todas as informações para o desenvolvimento e funcionamento do organismo. Este código genético está presente em cada uma das nossas células. O genoma humano apresenta-se 23 pares de cromossomos que contêm os genes. Todas as informações são codificadas pelo DNA, que é composto por ácido desoxirribonucleico. O DNA tem o formato de dupla hélice e é formado por quatro bases que se juntam aos pares: adenina com timina e citosina com guanina.
A utilidade do genoma humano
Através do mapeamento genético do genoma humano será possível, muito em breve, descobrir a causa de muitas doenças. Muitos remédios e vacinas poderão ser desenvolvidos a partir das informações obtidas pelas pesquisas genéticas. Descobrindo a causa de várias doenças, o ser humano poderá adotar medidas de prevenção.
Através de pesquisas genéticas e exames, já é possível detectar se um ser humano tem predisposição para sofrer de certas doenças ou se um embrião herdou doenças graves. Em breve, quando forem descobertas as ações de todos os genes humanos, outros benefícios virão.
Principais áreas da Genética:
- Genética Molecular - estudo das estruturas e funções dos genes no nível molecular.
- Genética Clássica - utiliza procedimentos e técnicas tradicionais como mapeamento de cromossomos. É anterior à chegada da Biologia Molecular.
- Genética de Populações - estuda as mudanças que ocorrem na frequência dos alelos diante da influência das forças evolutivas sobre os indivíduos.
- Genética Ecológica - estudo genético levando em conta as interações entre os organismos e aquelas destes com o meio ambiente.
- Genômica - ramo da Biologia Molecular que estuda a sequência dos genes no genoma das espécies.
O Projeto Genoma
Projeto Genoma teve a participação de várias instituições de pesquisa do mundo todo. Esse projeto concluiu a determinação da sequência de cerca de 3,2 bilhões de pares de base do genoma humano.
Você sabia?
- Geneticista é o nome dado ao pesquisador científico, que se dedica ao estudo da Genética.
Gene: principal foco de estudo da genética. |
Por Milene Moura Martins
Graduada em Ciências Biológicas pela UFMG, mestre pela UNESP e doutora em Zoologia pela Universidade de São Paulo - USP.
LIMA, Celso Piedemonte de. Genética Humana - o estudo da herança e da variação biológica. São Paulo: Ática, 2018.
Saiba mais em:
- Departamento de Genética e Biologia Evolutiva da USP
Vídeo indicado no YouTube:
GENÉTICA: LEIS DE MENDEL, GENES, DNA E CROMOSSOMOS | QUER QUE DESENHE? - Canal Descomplica