Vivaldi

Antonio Vivaldi foi um músico e compositor barroco italiano do século XVIII.


Vivaldi: importante músico do Barroco tardio
Vivaldi: importante músico do Barroco tardio

 

Quem foi

 

Antonio Vivaldi foi um importante músico e compositor italiano do período Barroco tardio. É considerado uma das figuras mais notáveis da música clássica mundial. Destacou-se, principalmente, por seus concertos que influenciaram diversos músicos de períodos posteriores. Produziu durante sua vida cerca de 770 obras, sendo 477 concertos e 46 óperas. Sua obra mais conhecida é “As Quatro Estações” (concertos para violino e orquestra).



Biografia resumida de Vivaldi

 

Vivaldi nasceu na cidade de Veneza (Itália) em 4 de março de 1678.


Filho de um barbeiro que também era violinista, Vivaldi foi incentivado desde cedo na área musical. 


Ainda criança, foi estudar música na Capela de São Marcos.


Se tornou padre em 1703, porém não apresentou condições de saúde (problemas respiratórios) para realizar as missas. Logo, passou a se dedicar à produção musical. Atuou também como professor de violino num orfanato chamado "Ospedalle della Pietà", na cidade de Veneza.


Em 1705, teve início sua carreira musical com a publicação se sua primeira coleção: "Doze Sonatas para Dois Violinos e Baixo contínuo". Foi a primeira de muitas outras obras musicais.


Em 1723, Vivaldi publicou Opus 3 que contém sua obra musical mais famosa “As Quatro Estações”. 


Durante sua carreira, publicou concertos, sonatas, óperas, obras vacais sacras, cantatas, motetos, árias e serenatas.


Assim como muitos músicos e artistas da época, Vivaldi enfrentou dificuldades financeiras no final da vida. 


Com o advento do Classicismo, suas obras foram largadas ao esquecimento, sendo resgatadas no começo do século XX.


Vivaldi faleceu em 28 de julho de 1741, aos 63 anos.

 

 

Características do seu estilo musical e de suas obras:

 

• Vivaldi era um mestre violinista, o que se reflete em suas composições. Suas obras são renomadas por suas exigências virtuosísticas, especialmente seus concertos para violino, que frequentemente requerem um alto grau de habilidade técnica.


• Vivaldi contribuiu significativamente para o desenvolvimento da forma de concerto, particularmente o concerto grosso e o concerto solo. Seus concertos tipicamente seguem uma estrutura de três movimentos: rápido-lento-rápido.



• Vivaldi foi um dos primeiros compositores a escrever música com elementos programáticos (música que retrata uma cena ou conta uma história).


• Sua música é caracterizada por melodias vivas e memoráveis e progressões harmônicas distintas. O uso de melodia e harmonia por Vivaldi foi influente no desenvolvimento da música barroca.


• Além da música instrumental, Vivaldi também foi um excelente compositor de óperas. Suas óperas são caracterizadas pela presença de contrastes dramáticos.


• Vivaldi escreveu muitas obras sacras, incluindo missas e motetos. Sua música sacra é notada por sua profundidade emocional e intensidade espiritual.




Lista de suas obras principais:

 

- Doze Sonatas para Dois Violinos e Baixo contínuo.

- "Estro armonico" (coleção com doze concertos).

- "Outtone in villa” (ópera)

- “Orlando Furioso” (ópera)

- “Rosmira” (ópera)

- “Scanderbeg” (ópera)

- “Griselda (ópera)

- “Montezuma” (ópera)

- “Teuzzone” (ópera)

- "La Stravaganza” (concerto)

- "La Sena Festeggiante" (serenata)

- "La Cetra" (opus 9)

- "Seis Concertos para Flauta" (opus 10)

 

Você sabia?

 

A influência de Vivaldi foi fundamental na evolução do estilo musical do compositor e músico alemão Johann Sebastian Bach.

 

Retrato de Antonio Vivaldi

Antonio Vivaldi: um dos grandes nomes da história da música clássica.

 

 

 

 



Atualizado em 22/11/2023

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Grandes compositores - Vivaldi
Autor: Ciranda Cultural
Editora: Ciranda Cultural

 

 

Fontes de referência do texto:

 

Gonçalves, R. Breve Viagem pela História da Ópera Barroca, São Paulo: Clube de Autores, 2011.

 

Carpeaux, Otto Maria. Homofonia Instrumental: do Barroco ao Rococó». Uma Nova História da Música. Rio de Janeiro: Alhambra, 1977.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.