Como era (dados e informações importantes)
A bandeira nacional da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) possuía formato retangular e fundo na cor vermelha. No canto superior esquerdo havia o desenho de um martelo e uma foice, cruzados, na cor amarela. Sobre a foice e o martelo havia uma estrela vermelha de cinco pontas com a borda (contorno) em amarelo.
Proporção
A proporção da bandeira da União Soviética era de 2:1. Por exemplo, se ela tivesse 2 metros de largura, deveria ter 1 metro de comprimento.
Data de adoção
A bandeira nacional da União Soviética foi adotada como símbolo nacional do país em 12 de novembro de 1923. Ela foi utilizada até 26 de dezembro de 1991, data em que ocorreu a dissolução da URSS.
Significado das cores e dos símbolos:
- A cor vermelha representava o socialismo. Era também uma referência histórica à bandeira da Comuna de Paris de 1871.
- A foice e o martelo também simbolizavam o socialismo. A foice representava os trabalhadores rurais, enquanto o martelo fazia referência aos trabalhos urbanos, principalmente das fábricas.
- A estrela vermelha era uma referência ao Partido Comunista da União Soviética.
Curiosidades:
- Todas as bandeiras das repúblicas, que faziam parte da URSS, possuíam, no canto superior esquerdo, a foice, o martelo e a estrela.
- A bandeira da extinta URSS ainda aparece em alguns eventos, principalmente militares, russos. É uma forma de relembrar a memória histórica do país.
![]() |
Bandeira da União Soviética. |
Atualizado em 21/08/2020