Poluição do ar

A poluição do ar é um grave problema nas grandes cidades. Veja abaixo as principais fontes poluidoras e consequências.


Indústrias: poluentes despejados no ar (poluição industrial)
Indústrias: poluentes despejados no ar (poluição industrial)

 

Origem da poluição do ar

 

A partir de meados do século XVIII, com a Revolução Industrial, aumentou muito a poluição do ar. A queima do carvão mineral despejava na atmosfera das cidades industriais europeias, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o ser humano teve que conviver com o ar poluído e com todos os prejuízos advindos deste "progresso".



Cidades mais poluídas do mundo


Atualmente, quase todas as grandes cidades do mundo sofrem os efeitos daninhos da poluição do ar. Cidades como São Paulo, Tóquio, Nova Iorque, Los Angeles e Cidade do México estão na lista das mais poluídas do mundo.


As principais fontes causadoras da poluição do ar:

 

Dióxido de Enxofre: gás tóxico, incolor e denso. Produzido, principalmente, por vulcões, queima de diesel e em alguns processos industriais. Pode provocar a chuva ácida.

 

Dióxido de Azoto: gás tóxico com cheiro forte e irritante. Produzido, principalmente, em veículos como motores a explosão e também na queima de querosene.

 

Monóxido de Carbono: produzido na queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel) e também na combustão de madeira, carvão mineral e gás natural. É incolor (sem cor) e inodoro (não possui cheiro). 

 

Dióxido de nitrogênio: formado nos processos de combustão de veículos, usinas térmicas e indústrias. Muito nocivo, participa da formação do ozônio e da chuva ácida.

 

Compostos orgânicos voláteis (metano, xileno, benzeno, butano e propano).

 

Partículas sólidas finas e inaláveis (pólen, fuligem, poeira, fumaça e partículas do solo).

 

Poluentes tóxicos (amianto, dioxinas, tolueno, cromo e cádmio).

 

Ozônio: muito nocivo à saúde humana. É gerado a partir da reação dos raios solares com outras substâncias presentes no ar poluído (dióxido de nitrogênio, vapor de solventes e combustíveis não queimados totalmente).

 

- Compostos Orgânicos Voláteis (COVs): São um grande grupo de produtos químicos que evaporam facilmente e podem ser encontrados em muitos produtos domésticos, além de serem emitidos por escapamentos de veículos e processos industriais. Os COVs podem causar smog e ter diversos efeitos na saúde.

 

Carro soltando fumaça

O monóxido de carbono, liberado pelos automóveis movidos a combustíveis fósseis, é um dos principais agentes poluidores do ar atmosférico.

 

 

Incêndio numa floresta com liberação de muita fumaça.

Incêndios em matas e florestas também geram grandes quantidades de monóxido de carbono.



Problemas provocados pela poluição atmosférica

 

Essa poluição tem gerado diversos problemas nos grandes centros urbanos. A saúde do ser humano, por exemplo, é a mais afetada com a poluição. Doenças respiratórias como a bronquite, rinite alérgica, alergias e asma levam milhares de pessoas aos hospitais todos os anos. Outros problemas de saúde são: irritação na pele, lacrimação exagerada, infecção nos olhos, ardência na mucosa da garganta e processos inflamatórios no sistema circulatório (quando os poluentes chegam à circulação). Em dias secos e com poluição do ar alta, é recomendado beber mais água do que o normal, evitar atividades físicas ao ar livre, utilizar umidificador dentro de casa (principalmente das 10h às 16h) e limpar o chão de casa com pano úmido. 

 

A poluição do ar também tem prejudicado os ecossistemas e o patrimônio histórico e cultural, em geral. Fruto desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, com o tempo, monumentos históricos. Recentemente, a Acrópole de Atenas teve que passar por um processo de restauração, pois a milenar construção estava sofrendo com a poluição da capital grega. 

 

O clima também é afetado pela poluição do ar. O fenômeno do efeito estufa está aumentando a temperatura em nosso planeta. Ele ocorre da seguinte forma: os gases poluentes formam uma camada de poluição na atmosfera, bloqueando a dissipação do calor. Desta forma, o calor fica concentrado na atmosfera, provocando mudanças climáticas. Futuramente, pesquisadores afirmam que poderemos ter a elevação do nível de água dos oceanos, provocando o alagamento de ilhas e cidades litorâneas. Muitas espécies animais poderão ser extintas e tufões e maremotos poderão ocorrer com mais frequência.

 

Vista da cidade de Los Angeles com poluição do ar

Poluição do ar em Los Angeles (Estados Unidos): efeito estufa e problemas para a saúde respiratória dos habitantes.



Soluções e desafios

 

Apesar das notícias negativas, o homem tem procurado soluções para estes problemas. A tecnologia tem avançado no sentido de gerar máquinas e combustíveis menos poluentes ou que não gerem poluição. Muitos automóveis já estão utilizando gás natural como combustível. No Brasil, por exemplo, temos milhões de carros movidos a álcool, combustível não fóssil, que poluí pouco. Testes com hidrogênio tem mostrado que num futuro bem próximo, os carros poderão andar com um tipo de combustível que lança, na atmosfera, apenas vapor de água.

 

Caminhonete branca soltando fumaça escura.

Poluição do ar causada pela queima de combustível fóssil: uma das principais causas nas grandes cidades.

 

 

 

O FENÔMENO DA INVERSÃO TÉRMICA

 

Este fenômeno climático ocorre principalmente nos grandes centros urbanos, regiões onde o nível de poluição é muito elevado. A inversão térmica ocorre quando há uma mudança abrupta de temperatura devido à inversão das camadas de ar frias e quentes.

 

Como ocorre a Inversão Térmica, características e exemplos



A camada de ar fria, por ser mais pesada, acaba descendo e ficando numa região próxima à superfície terrestre, retendo os poluentes. O ar quente, por ser mais leve, fica numa camada superior, impedindo a dispersão dos poluentes.



Este fenômeno climático pode ocorrer em qualquer dia do ano, porém é no inverno que ele é mais comum. Nesta época do ano as chuvas são raras, dificultando ainda mais a dispersão dos poluentes, sendo que o problema se agrava.

Nas grandes cidades, podemos observar no horizonte, a olho nu, uma camada de cor cinza formada pelos poluentes. Estes são resultado da queima de combustíveis fósseis derivados do petróleo (gasolina e diesel principalmente) pelos automóveis e caminhões. 

 

Vista de uma cidade mostrando uma camada de poluentes sobre ela

Inversão térmica: grande concentração de poluentes sobre a cidade.

 

 

 

Curiosidades:

 

- Cidades do mundo com o ar mais poluído: Pequim (China), Karachi (Paquistão), Nova Délhi (Índia), Katmandu (Nepal), Lima (Peru), Arequipa (Peru), Ulan Bator (Mongólia) e Cairo (Egito).

 

- Cidades do mundo com o ar mais limpo: Calgary (Canadá), Honolulu (Estados Unidos), Helsinque (Finlândia), Wellington (Nova Zelândia), Mineápolis (Estados Unidos) e Adelaide (Austrália).

 

- 14 de agosto é o Dia de Controle da Poluição Industrial.

 

 

 



Atualizado em 18/03/2024

Por Tânia Cabral - Professora de Biologia - Unesp, 2001




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Introdução aos problemas da poluição ambiental

Autor: Fellenberg, Gunter

Editora: EPU

 

Fontes de referência do texto:

 

- NARVAES, Patricia. Dicionário Ilustrado de Meio Ambiente. São Caetano do Sul: Editora Yendis, 2012.

- ANTAS, Luís Mendes. Dicionário de termos técnicos de Meio Ambiente. São Paulo: Editora Traço, 2004. 


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.