Normandos

História dos Normandos, cultura dos povos normandos, religião, civilização, escrita, economia, conquistas militares


Cavaleiro normando
Cavaleiro normando

 

Introdução 


Os normandos, também chamados de “Homens do Norte”, foram invasores escandinavos (vikings, noruegueses e suecos) que começaram a ocupar o noroeste da França (região conhecida como Normandia) na segunda metade do século IX. 



Migração para o sul 


A migração para o sul ocorreu em função de vários motivos como, por exemplo, busca de melhores terras para o plantio, espírito aventureiro, contatos comerciais, vontade de conquista territorial, crescimento demográfico e fuga de tribos vencidas em lutas internas.



No século XII, estes povos guerreiros, além da Normandia, chegaram a conquistar e estabelecer colônias no sul da Península Itálica, ilha da Sicília e Antióquia.



Religião e mitologia 


Enquanto viviam na península da Escandinávia, tinham uma religião politeísta (politeísmo = crença em vários deuses) e acreditavam na existência de vários seres sobrenaturais. Grande parte destas crenças aparece na mitologia nórdica, concentrada no Eddas (coleções de histórias da mitologia nórdica). 



Organização e economia 


Os normandos viviam em tribos e tinham a economia baseada na agricultura e pecuária, ambas sendo realizadas de forma bem primitiva. Porém, tinham muita habilidade na navegação, sendo excelentes construtores e barcos rápidos e resistentes.



Escrita 


Os normandos tinham uma escrita baseada na utilização das runas (alfabetos usados nas línguas germânicas da antiguidade).


Conversão ao cristianismo e contatos culturais 


Após entrarem em contato com a França, foram, aos poucos, convertendo-se para o cristianismo. Adotaram também a língua francesa. Criaram uma nova cultura com elementos cristãos misturados com a cultura normanda.


 



Impressão Google+


Normandos Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- Os Normandos (Coleção Povos do Passado)
  Autor: Rooke, Patrick
  Editora: Melhoramentos
  Temas: História Geral


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2015 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.