Mar Mediterrâneo

 Mar Mediterrâneo 
Localização, características, ilhas, importância, história, informações sobre o mar, mapa

Mar Mediterrâneo 
Mediterrâneo: o maior mar do mundo

 

Introdução 

O mar Mediterrâneo pertence ao Oceano Atlântico. Situa-se entre a Europa, a Ásia e a África. É considerado o maior mar do mundo em extensão e quantidade de água. Com aproximadamente 2,51 km2 de extensão, o Mar Mediterrâneo banha três importantes penínsulas do continente europeu: Ibérica (Espanha e Portugal), Itálica (Itália) e Balcânica (Grécia, Albânia, Macedônia, Bulgária , Sérvia e Montenegro). No continente asiático, as águas deste mar banham a Península da Anatólia (Turquia).

Informações 

As águas do Mediterrâneo se comunicam com o Mar Negro (através dos estreitos de Bósforo e Dardanelos), Oceano Atlântico (através do Estreito de Gilbratar) e com o Mar Vermelho (através do Canal de Suez).

Existem 69 rios que deságuam no Mediterrâneo, entre eles, podemos citar: Rio Nilo, Rio Pó, Rio Tibre, Rio Ebro e Rio Ródano. 

O Mar Mediterrâneo possui, em média, uma profundidade de 1400 metros. Em alguns pontos como, por exemplo, na Fossa de Matapan (Grécia) pode chegar a 5200 metros de profundidade. O índice de salinidade do Mediterrâneo é de, aproximadamente, 4%.

Durante toda a história foi um mar de extrema importância. Na Antiguidade foi usado como rota marítima de comércio pelos fenícios, gregos e romano. Estes últimos dominaram suas águas por séculos e passaram a chama-lo de “Maré Nostrum”, que em latim significa “Nosso Mar”. Com o domínio árabe na Península Ibérica e norte da África, durante os séculos VIII e XIV, o Mar Mediterrâneo foi pouco usado para fins comerciais. Nos séculos XV e XVI, genoveses e venezianos voltaram a dar destaque para o mar, pois o utilizaram como rota marítima de comercio, principalmente, de especiarias (cravo, canela, noz moscada, açafrão, pimenta, gengibre) vindas da Ásia.

Imagem de satélite do Mar Mediterrâneo Imagem de satélite do Mar Mediterrâneo (fonte: NASA 2007)

Curiosidade:

- As principais ilhas do Mediterrâneo são: Sicília (Itália), Chipre, Córsega (França), Creta (Grécia), Baleares(Espanha), Maiorca (Espanha), Rodes (Grécia), Sardenha (Itália), Ibiza (Espanha), Malta, Elba (Itália).

 

________________________________

Veja também:

- Maiores mares do mundo

________________________________

Bibliografia indicada:

- O espaço e a História no Mediterrâneo
  Autor: Braudel, Fernand
  Editora: Martins Fontes
  Temas: História Geral

- Os homens e a herança no Mediterrâneo
  Autor: Braudel, Fernand
  Editora: Martins Fontes
  Temas: História Geral

________________________________



Acessar Geografia

Página Inicial | Pesquisar Conteúdo | Trabalhos Escolares | Dicas de Estudo

 

 

 

Copyright © 2004 - 2013 Sua Pesquisa.Todos os direitos reservados. Este texto não pode ser reproduzido
sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.