Tipos de Lixo e suas características

Saiba quais são os tipos de lixo, características principais de cada um e exemplos.


Lixo orgânico: aterro sanitário é o principal destino
Lixo orgânico: aterro sanitário é o principal destino

 

Introdução

O lixo gerado pelos diversos segmentos da sociedade pode ser classificado de acordo com sua composição (características físicas) e destino. Esta classificação é muito importante, pois facilita a coleta seletiva, reciclagem e definição do destino mais apropriado. Logo, são informações de muito valor para a preservação do meio ambiente e manutenção da saúde das pessoas.



OS TIPOS DE LIXO E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:



1. Lixo orgânico

É o lixo derivado dos resíduos orgânicos. São gerados principalmente nas residências, restaurantes e estabelecimentos comerciais que atuam na área de alimentação. Devem ser separados dos outros tipos de lixo, pois são destinados, principalmente, aos aterros sanitários das cidades.

Exemplos: cascas de frutas e legumes; restos de verduras, de arroz e de feijão; restos de carnes e ovos.



2. Lixo reciclável

É todo lixo material que pode ser utilizado no processo de transformação de outros materiais ou na fabricação de matéria-prima. São gerados nas residências, comércios e indústrias. Devem ser separados e destinados à coleta seletiva. São usados por cooperativas e empresas de reciclagem. A separação para a reciclagem deste tipo de resíduo sólido é de extrema importância, pois além de gerar empregos e renda, também contribuí para o meio ambiente. Isto ocorre, pois este lixo não vai gerar poluição em rios, solo e mar.

Exemplos: embalagens de plástico, papelão, potes de vidro, garrafas PET, jornais e revistas usadas e objetos de metal.



3. Lixo industrial

São os resíduos, principalmente sólidos, originários no processo de produção das indústrias. Geralmente é composto por sobras de matérias-primas, destinados à reciclagem ou reuso no processo industrial.

Exemplos: retalhos de tecido, sobras e retalhos de metal, embalagens de matéria-prima, sobras de vidro, etc.



4. Lixo hospitalar

São os resíduos originados em hospitais e clínicas médicas. São perigosos, pois podem apresentar contaminação e transmitir doenças para as pessoas que tiverem contato. Devem ser tratados segundo padrões estabelecidos, com todo cuidado possível. São destinados para empresas especializadas no tratamento deste tipo de lixo, onde geralmente são incinerados.

Exemplos: curativos, seringas e agulhas usadas, material cirúrgico usado, restos de medicamentos e até mesmo partes do corpo humano extraídos em procedimentos cirúrgicos.



5. Lixo comercial

É aquele produzido pelos estabelecimentos comerciais como, por exemplo, lojas de roupas, brinquedos e eletrodomésticos. Este lixo é quase totalmente destinado à reciclagem, pois é composto, principalmente, por embalagens plásticas, papelão e diversos tipos de papéis.



6. Lixo verde

É aquele que resulta, principalmente, da poda de árvores, galhos, troncos, cascas e folhas que caem nas ruas. Por se tratar de matéria orgânica, poderia ser utilizado para compostagem, produção de adubo orgânico e até confecção de objetos de artesanato. Infelizmente, no Brasil, ele é destinado quase exclusivamente aos aterros sanitários.

 

Lixo verde, restos de verduras e legumes

Lixo verde: pode ser usado na produção de adubo orgânico através do processo de compostagem.

 

 

7. Lixo eletrônico

São os resíduos gerados pelo descarte de produtos eletroeletrônicos que não funcionam mais ou que estão muito superados.

Exemplos: televisores, rádios, impressoras, computadores, geladeiras, micro-ondas, relógios eletrônicos, telefones celulares, tablets, etc.

 

Produtos de lixo eletrônicos amontoados

Lixo eletrônico: necessidade de tratamento específico.




8. Lixo nuclear

É aquele que é gerado, principalmente, pelas usinas nucleares. É um lixo altamente perigoso por se tratar de elemento radioativo. Devem tratados seguindo padrões rigorosos de segurança. Os principais exemplos são: sobras de urânio utilizados em usinas nucleares e elementos radioativos que compõem aparelhos de raio-x.

 

O lixo nuclear é todo resíduo formado por compostos radioativos que perderam a utilidade de uso.

 

Este lixo é produzido por diversas fontes, sendo as principais:

 

- Usinas nucleares: após o processo de fissão nuclear, o que sobra do uso do urânio é considerado lixo nuclear. 

 

- Armas Nucleares: na fabricação, manutenção ou desativação deste tipo de arma, vários resíduos nucleares são gerados.

 

- Laboratórios de exames clínicos: alguns instrumentos de exames médicos usam produtos radioativos como, por exemplo, máquinas de raio-x.

 

O lixo nuclear deve ser transportado, tratado e isolado com máximo rigor de cuidado, seguindo diversas normas de segurança internacionais, a fim de evitar qualquer tipo de acidente ou contaminação. Um dos principais problemas atuais é o destino deste tipo de lixo.

 

O contato do ser humano com este tipo de lixo pode ter como consequência o desenvolvimento de várias doenças (câncer é a principal) e até a morte imediata.

 

tambor de lixo nuclear amarela

Lixo Nuclear: altamente tóxico e perigoso.




9. Lixo espacial

Também chamados de detritos espaciais, são objetos artificiais que não possuem mais utilidade e estão na órbita da Terra. Estes objetos formam uma espécie de nuvem sobre o planeta. Possuem tamanhos e pesos variados (de gramas até toneladas). Ficam orbitando nosso planeta a uma velocidade de aproximadamente 35 mil km/h.


Exemplos de lixo espacial:


- Detritos e componentes (elétricos e eletrônicos) de satélites;


- Restos de foguetes espaciais;


- Ferramentas perdidas pelos astronautas;


- Partículas de tinta;


- Combustíveis;


Principais problemas gerados pela poluição espacial


Um dos problemas é o choque entre estes detritos e satélites (previsão do tempo, transmissão de dados, etc.) que estão em funcionamento. A colisão com estes detritos pode danificar estes equipamentos ou até deixá-los inativos, aumentando ainda mais o lixo espacial.


Muitos destes detritos pequenos caem no planeta, porém acabam queimando antes de tocar o solo. Os maiores podem atravessar a atmosfera terrestre e atingir o solo, causando estragos ou até mortes. Porém, neste último caso, felizmente, as chances são extremamente reduzidas.


Outro problema apontado por especialistas é com relação ao futuro. Dentro de algumas décadas, se a quantidade de lixo espacial continuar a crescer, ficará praticamente inviável enviar e manter satélites na órbita terrestre.

 

Imagem de lixo espacial ao redor do planeta Terra

Lixo espacial na órbita do planeta Terra (fonte da imagem: NASA)



 

10. Lixo químico

 

Os resíduos químicos referem-se aos subprodutos produzidos a partir de processos químicos e operações industriais que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana se não forem gerenciados adequadamente. Esta categoria de resíduos abrange uma ampla gama de materiais como, por exemplo, solventes, tintas, produtos de limpeza, etc.

 

 

 



Atualizado e revisado em 21/08/2023

Por Tânia Cabral - Professora de Biologia - Unesp, 2001




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Lixo, reciclagem e sua história
Autor: Grippi, Sidney
Editora: Interciência

 

Fonte de referência do texto:

 

- NARVAES, Patricia. Dicionário Ilustrado de Meio Ambiente. São Caetano do Sul: Editora Yendis, 2012.

- ANTAS, Luís Mendes. Dicionário de termos técnicos de Meio Ambiente. São Paulo: Editora Traço, 2004. 


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.