Religião Romana

História da religião romana, influência grega, deuses, cultos domésticos, cristianismo, politeísmo


Júpiter: deus dos deuses da religião romana
Júpiter: deus dos deuses da religião romana

 

Introdução


Durante o período republicano e imperial, os romanos seguiram uma religião politeísta (crença em vários deuses), muito semelhante à religião praticada na Grécia Antiga. Esta religião foi absorvida pelos romanos, graças aos contatos culturais e conquistas na península balcânica.

 

Porém, a religião romana não era, como muitos afirmam, uma cópia da religião grega. Os romanos incorporaram elementos religiosos etruscos e de outras regiões da península itálica.



Os deuses romanos eram os mesmos da Grécia, porém com outros nomes. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

deuses gregos

 deuses correspondente em Roma
   
Zeus Júpiter
Hera Juno
Poseidon Netuno
Atena Minerva
Ares Marte
Artemis Diana
Hermes Mercúrio
Dionísio Baco

 




Uma prática religiosa muito comum na Roma Antiga era a existência de santuários domésticos, onde eram cultuados os deuses protetores do lar e da família (deuses lares e penates). Templos para o culto público aos deuses também foram erguidos em diversas províncias romanas.


Os rituais religiosos romanos eram controlados pelos governantes romanos. O culto a uma religião diferente a do império era proibida e condenada. Os cristãos, por exemplo, foram perseguidos e assassinados em várias províncias do império romano. Para realizarem seus cultos, muitos cristãos encontravam-se nas catacumbas romanas.

Muitos imperadores, por exemplo, exigiram o culto pessoal como se fossem deuses. Esta prática começou a partir do governo do imperador Júlio César.

Com seu significativo crescimento, no século IV, o cristianismo passou a ser considerada religião oficial do Império Romano. A prática do politeísmo foi, aos poucos, sendo abandonada.

 

Curiosidade:

 

- O maior templo religioso pagão construído durante a história de Roma Antiga foi o Templo de Vênus e Roma. Próximo ao Coliseu, foi erguido entre os anos de 121 e 141 pelo imperador Adriano




Impressão Google+


Religião Romana Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

-  Mitologia ao Alcance de Todos - Os Deuses da Grécia e Roma Antigas
   Autor: Mattiuzzi, Alexandre A
   Editora: Helade
   Temas; Roma Antiga, religião romana


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2015 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.