Vida no Egito Antigo

Saiba como era a vida cotidiana no Egito Antigo, moradia, diversão, trabalho, alimentação e transportes.


Roupas comuns entre nobres do Egito Antigo
Roupas comuns entre nobres do Egito Antigo

 

Introdução 



A sociedade egípcia antiga possuía uma vida muito diversificada, já que a sociedade era muito complexa. Em função do grande desenvolvimento cultural, econômico e social, os egípcios possuíam uma vida cotidiana marcada por várias atividades.

 

PRINCIPAIS ASPECTOS DA VIDA NO EGITO ANTIGO:

 

1. Alimentação


A alimentação dos mais pobres (camponeses, escravos) era composta basicamente por pão e água. Raramente comiam carne e frutas.

 

Já os mais ricos (faraós, sacerdotes, chefes militares, ricos comerciantes) possuíam uma alimentação bem variada. Além de pão, consumiam muita carne animal (boi, porco e peixe), queijos, frutas e legumes. O cardápio era composto também por vinho e uma espécie de cerveja.

 

2. Habitação


As casas dos mais pobres eram simples e pequenas. Geralmente eram feitas de barro ou pedras. Com apenas um cômodo, quase não possuíam móveis. Os camponeses dormiam em esteiras ou palhas jogadas no chão. Os utensílios domésticos eram pequenos copos, potes e vasos de cerâmica.

 

As casas dos mais ricos eram grandes e espaçosas, compostas por vários cômodos. Feitas de tijolos de barro, possuíam em seu interior vários utensílios e móveis (cadeiras, camas, mesas, bancos). Eram decoradas por dentro e recebiam pintura interna e externa. Os faraós habitavam em palácios onde o luxo e o conforto eram as marcas principais.


3. Diversão


A natação, lutas, caça, danças e jogos de tabuleiros (semelhantes  ao xadres e damas) eram as formas de lazer mais comuns no Egito Antigo. Os mais ricos divertiam-se também com competições no rio Nilo, usando embarcações, e com atividades de caça.

 

As crianças gostavam de brincar com bonecos feitos de madeira e bolas. Brincadeiras coletivas, baseadas em danças e jogos de equipe também eram comuns entre os pequenos egípcios.

 

Pintura de um nobre egípcio caçando

Nobre egípcio caçando: exemplo de diversão dos faraós e integrantes da nobreza egípcia.

 


4. Roupas


Como o clima no Egito Antigo é quente e seco, as roupas eram leves e finas. Homens camponeses e artesãos vestiam apenas pedaços de tecido amarrados na cintura. As mulheres vestiam vestidos simples ou túnicas. 

 

Os mais ricos, principalmente nobres, usavam roupas com muitos enfeites. As mulheres abusavam das joias e vestidos com bordados com contas. Era comum entre os homens nobres o uso de uma espécie de saiote com pregas.



5. Transportes


Os egípcios usavam muito o rio Nilo como via de transporte de mercadorias e pessoas. Para tanto, embarcações de todos os tamanhos eram utilizadas. As embarcações grandes eram feitas de madeira, enquanto as pequenas eram de fibras de papiro. Cavalos, camelos e bois também eram usados como meios de transportes.



6. Educação


No Egito Antigo existiam as "Casas de Vida". Eram espécies de escolas avançadas, que serviam também como biblioteca, oficina, arquivo e local para copiar manuscritos. Somente os sacerdotes e escribas tinham acesso a estas instituições de ensino.

 

 

7. Trabalho

 

O Faraó era responsável por manter a ordem, promulgar leis, coletar impostos e defender o Egito de ameaças estrangeiras.

Os nobres administravam as regiões do Egito e eram responsáveis por coletar impostos, supervisionar a produção agrícola e manter a lei e a ordem locais.

Os sacerdotes, por outro lado, serviam nos templos, realizavam cerimônias religiosas e eram encarregados de interpretar a vontade dos deuses.


Agricultores e camponeses tinham que cultivar a terra e produzir os alimentos necessários para sustentar toda a sociedade. Eles trabalhavam nos campos ao longo do Nilo, cultivando culturas como trigo, cevada e linho, e criando gado.

Artesãos e artífices eram trabalhadores habilidosos que criavam bens tanto para uso diário quanto itens mais elaborados para a nobreza e templos. Isso incluía cerâmica, joias, roupas e ferramentas.

Havia também os escribas, especializados em hieróglifos e no complexo sistema de escrita egípcio, que mantinham registros, contabilizavam a colheita e gerenciavam a burocracia.

 

Você sabia?

 

Para reconstruir a vida dos antigos egípcios, os historiadores utilizam as seguintes fontes históricas: pinturas e textos escritos nas paredes das pirâmides, construções arquitetônicas (palácios, templos, pirâmides e ruínas de cidades), esculturas, joias, utensílios domésticos e instrumentos de trabalho.

 

Camponeses egípcios trabalhando na agricultura

Camponeses egípcios trabalhando na agricultura (pintura encontrada dentro de uma pirâmide do Antigo Egito).

 

 

 



Atualizado em 14/12/2023

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada


Fonte consultada para a elaboração do texto:

 

- MORLEY, Jackeline. Como seria sua vida no Antigo Egito. São Paulo: Scipione, 2001.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.