Polo Aquático

Polo Aquático 
Origem do Polo Aquático, modalidade olímpica, piscina, bola, equipe, regras

partida de Polo Aquático Polo Aquático: modalidade esportiva praticada em piscina

O que é e história do Polo Aquático 

O Polo Aquático é um esporte coletivo praticado em piscina e disputado por duas equipes. Este esporte foi criado no século XIX (por volta de 1870), na cidade de Londres (Inglaterra). Porém, há relatos que indicam que o esporte era praticado desde o século XVIII, principalmente na Inglaterra e na Escócia. 

A piscina, as equipes e a bola

O Polo Aquático é praticado em piscinas que devem ter entre 20m m e 30m de comprimento, entre 10m e 20m de largura e, no mínimo, 2 metros de profundidade. Em cada extremidade da piscina é colocado um gol (meta) de 3m de largura e 90cm de altura.

As equipes são formadas por sete jogadores de linha (que atuam na partida) e seis suplentes (reservas). Os gorros ou tocas são usados para diferenciar cada equipe. Os goleiros devem usar tocas vermelhas.

A bola de Polo Aquático deve ter entre 400 e 450 gramas de peso. O diâmetro deve ficar entre 68 e 71 centímetros.

Regras

- O objetivo do jogo é marcar gols. A equipe que marcar um número maior de gols vence a partida;
- A bola não pode ser segurada com as duas mãos ao mesmo tempo (com exceção do goleiro). A bola deve ser conduzida por uma das mãos ou pelos braços;
- Cada partida é dividida em quatro tempos de sete minutos cada. Quando há empate em partidas eliminatórias, há prorrogação e, se continuar empatada, ocorre a disputa por pênaltis (cinco cobranças para cada lado);
- São consideradas faltas: segurar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo, manter a bola sob a água, pegar impulso no fundo da piscina e empurrar o adversário;
- Cada equipe possui 30 segundos para efetuar uma jogada.

Federações e Confederações

- A Fina (Federação Internacional de Natação) é o organismo internacional responsável pela organização de eventos e campeonatos de Polo Aquático em nível mundial. No Brasil, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) realiza campeonatos e organiza o esporte.

Campeonatos

A competição de Polo Aquático mais importante é a Liga Mundial. O Campeonato Mundial, outra competição importante do calendário deste esporte, é realizado a cada dois anos. A FINA também realiza, a cada 4 anos, a Copa do Mundo de Polo Aquático. O Polo Aquático também faz parte do quadro de esportes dos Jogos Olímpicos


Potências do Polo Aquático na atualidade

Em 2011, a Liga Mundial foi vencida pela equipe da Sérvia (masculino) e Estados Unidos (feminino). Já o Campeonato Mundial disputado em Xangai, também em 2011, foi vencido pela Itália (masculino) e Grécia (feminino).

Já nas Olimpíadas de Londres (2012), a medalha de ouro na categoria masculina ficou com seleção da Croácia, a de prata com a Itália e a de bronze com a da Sérvia. Já na categoria feminina, o ouro ficou com os Estados Unidos, a prata com a Espanha e o bronze com a Austrália.

Você sabia?

- O Polo Aquático foi o primeiro esporte coletivo (praticado em equipes) a ser disputado em Olimpíadas. A estreia do esporte ocorreu nas Olimpíadas de Paris, no ano de 1900.

 

 

 

______________________________

Veja também:

 Olimpíadas

 Natação

______________________________

Bibliografia indicada:

- Polo Aquático em Pan Americanos
  Autor: Vieira, Eduardo
  Editora: Rio Pan
  Temas: Esportes Aquáticos

- Regras Oficiais de Natação, Saltos Ornamentais e Polo Aquático
  Autor: Mec
  Editora: CBN
  Temas: Esportes Aquáticos

______________________________

 

 

Acessar Esportes

Página Inicial | Pesquisar Conteúdo | Trabalhos Escolares | Dicas de Estudo

 

 

 

Copyright © 2004 - 2012 Sua Pesquisa.Todos os direitos reservados. Este texto não pode ser reproduzido
sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.