Esgrima

História da esgrima, regras, pista, competições, florete, espada, sabre, equipamentos da esgrima, benefícios


Esgrima: combate esportivo
Esgrima: combate esportivo

 

O que é  

 

A esgrima é um esporte de combate em que os competidores (esgrimistas) utilizam armas brancas (florete, sabre e espada) para atacar e defender.

 

História da Esgrima 

 

Relatos da prática da esgrima remontam o século XVI. Há relatos desta época, em manuscritos europeus, que mostram a prática deste esporte. Na França, no período do absolutismo (séculos XVII e XVIII), havia competições de lutas com a utilização de sabres e espadas. No ano de 1896, nos Jogos Olímpicos de Atenas, a esgrima fez parte do quadro de modalidades esportivas. A prática da esgrima chegou ao Brasil durante o período Imperial. Já no começo do século XX, militares do Rio de Janeiro adotavam a prática da esgrima durante os treinamentos.

 

Regras (pontos, armas e equipamentos)

 

- Uma luta de esgrima tem a duração de três assaltos, sendo que cada um tem a duração de três minutos.

 

Na esgrima são utilizadas três armas brancas: florete, espada e sabre. A espada e o florete, que medem 1,10 m, podem ser usados no combate somente para atingir o adversário com a parte da ponta. O esgrimista ganha pontos, quando toca a região do tronco do adversário com o florete. A espada pode ser usada para atingir qualquer parte do corpo do adversário. Já o sabre (com até 1,05 metro) pode ser usado para atingir, com a ponta ou lâmina, a região da cintura ou acima. 

 

Cada vez que um esgrimista toca o colete do adversário é marcado o ponto eletronicamente, através de sensores. Ganha o combate, o esgrimista que somar mais pontos.

 

Os esgrimistas usam roupas especiais para o combate, com o propósito de evitar ferimentos. Máscara metálica, luvas e colete protetor são equipamentos obrigatórios para os homens. Além destes equipamentos, as mulheres usam também protetores para os seios.

 

Pista (local dos combates)

 

A pista de esgrima possui de 1,5 m a 2 m de largura e 14 m de extensão. Há uma linha que divide a pista em dois lados iguais. No fundo de cada lado há uma área (de 1,5 m a 2 m) em que o esgrimista atacado não pode entrar. 

 

Competições de Esgrima

 

- A competição mais importante da esgrima ocorre durante as Olimpíadas. Esta modalidade esportiva, tanto para homens quanto para mulheres, fez parte das Olimpíadas 2012 de Londres.

 

- Outra competição muito importante é o Campeonato Mundial de Esgrima, realizado todos os anos (exceto nos anos em que há Jogos Olímpicos).

 

Benefícios da prática de esgrima

 

- Aumento da força, equilíbrio e habilidades corporais;

- Melhoria da resistência muscular;

- Melhorias na agilidade de pensamento, raciocínio e tomada de decisões;

- Desenvolvimento da coordenação motora;

- Desenvolvimento do poder de concentração.

 

Confederações e Federações

 

- A FIE (Federação Internacional de Esgrima) realiza competições e eventos em nível internacional. No Brasil, a CBE (Confederação Brasileira de Esgrima) organiza os campeonatos nacionais.

 

Curiosidades:

 

- Atualmente, as grandes potências mundiais da esgrima são: Itália, Coreia do Sul e China. A Itália conquistou 7 medalhas no esporte nas Olimpíadas de Londres 2012. Foram 3 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze.

 

- A esgrima esteve presente em todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, ou seja, desde 1896.

 

- A principal competição de esgrima em nível mundial é o Campeonato do Mundo de Esgrima. Em 2012, o evento ocorreu em Kiev (Ucrânia), entre os dias 14 e 15 de abril. Foi um campeonato apenas com as modalidades que não foram disputadas nas Olimpíadas de Londres 2012.




Impressão Google+


Esgrima Temas Relacionados

Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2015 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.