Exemplos de desenvolvimento sustentável
O que significa e exemplos práticos de desenvolvimento sustentável

exemplos de desenvolvimento sustentável
O crescimento econômico é possível com a prevervação do Meio Ambiente

Introdução 

Desenvolvimento sustentável significa progresso, crescimento econômico e avanços científicos de forma a preservar o meio ambiente. Desta forma, vários procedimentos podem ser tomados por pessoas, governos e empresas para não prejudicar a fauna, a flora e os recursos naturais disponíveis em nosso planeta. Só assim, garantiremos um desenvolvimento, que é de extrema importância para a sociedade, porém garantindo as condições ambientais favoráveis para as futuras gerações.

Exemplos de desenvolvimento sustentável

- Reciclagem: o reaproveitamento do lixo reciclável ajuda a não poluir o meio ambiente e gera renda para empresas e trabalhadores.

- Reuso da água por indústrias: gera economia de água para as empresas e evita o lançamento de água contaminada e poluída na natureza.

- Reflorestamento: áreas que sofreram a retirada de vegetação podem ser reflorestadas para preservar o meio ambiente.

- Uso de fontes de energia renováveis e limpas: estas fontes de energia, além de evitar a poluição do ar causam pouco impacto ambiental. A energia solar (gerada pela Sol) e eólica (gerada pela força do vento) são bons exemplos.

- Uso de procedimentos na agricultura que visem à preservação do solo. Neste sentido, a agricultura orgânica é um bom exemplo de desenvolvimento sustentável no campo.  

- Nas cidades deve haver um Plano Diretor para planejar o crescimento urbano de forma sustentável. É importante que haja planejamento no sentido de garantir a criação de áreas verdes, espaços culturais, ciclovias e sistemas de transportes públicos eficientes e com baixo ou nenhum nível de poluição.

- Descarte de equipamentos eletrônicos, baterias e pilhas em locais apropriados para que empresas especializadas possam dar um destino correto a este material.

- Preservação de mananciais, combatendo a ocupação ilegal destas áreas.

- Extração de recursos minerias sem provocar impactos ambientais. Um bom exemplo é a extração de petróleo em alto mar, que deve ser feita com extremo cuidado para não provocar acidentes ambientais (vazamento de petróleo, por exemplo).

- Extração de recursos naturais de florestas (castanhas, por exemplo) de forma a não prejudicar a fauna e flora da região. Isto já vem ocorrendo na região norte do Brasil, onde trabalhadores fazem a coleta destes recursos respeitando a floresta.

- Pesca controlada, principalmente de espécies marinhas que correm risco de extinção. Já existem vários procedimentos neste sentido, que estabelecem períodos específicos para a pesca de determinadas espécies de peixe.

- Desenvolvimento e uso de novas tecnologias capazes de reduzir a poluição emitida por veículos automotores. O carro elétrico e o híbrido (funciona com energia elétrica e combustível fóssil) é um bom exemplo.

 

 

 

_________________________________________

Veja também:

» Desenvolvimento Sustentável

» Cidades sustentáveis

» Responsabilidade Ambiental

» Gestão Ambiental

» Sustentabilidade

» Agricultura Sustentável

» Protocolo de Kyoto

» Reduzir, reutilizar e reciclar - os 3 Rs da sustentabilidade

» Meio Ambiente

» Alimentos orgânicos

» Reciclagem

» Energia renovável

_________________________________________

Bibliografia indicada:

-  Desenvolvimento Sustentável : Que Bicho É Esse ?
   Autor: Zatz, Lia; Veiga, Jose Eli
   Editora: Autores Associados
   Temas: Meio Ambiente, Ecologia

-  Gestão Ambiental - Para Desenvolvimento Sustentável
   Autor: Almeida, Josimar Ribeiro de
   Editora: Thex
   Temas: Meio Ambiente, Ecologia

___________________________________________

 

 

 

Acessar Meio Ambiente

Página Inicial | Pesquisar Conteúdo | Trabalhos Escolares | Dicas de Estudo

 

Copyright © 2004 - 2013 Sua Pesquisa.Todos os direitos reservados. Este texto não pode ser reproduzido
sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.