Dinossauros

Extinção dos dinossauros, fósseis, tiranossauro, paleontologia, arqueologia, velociraptor, impacto do asteróide, fotos de dinossauros, ciência, animais extintos


Réplica de um dinossauro
Réplica de um dinossauro

 

Conhecendo os Dinossauros 

 

Os dinossauros surgiram em nosso planeta na Era Mesozóica, conhecida por isso como Era dos Grande Répteis. Esta era  durou de 248 milhões a 65 milhões de anos atrás. Os dinossauros surgiram há aproximadamente 220 milhões de anos, e dominaram o planeta durante toda a Era Mesozóica.

 

Pesando, na maioria dos casos, toneladas, os enormes répteis alimentavam-se de carne, frutas, plantas e de insetos. Tinham uma grande dificuldade de deslocamento em função de seu peso.

 

A teoria da extinção dos dinossauros 

 

A teoria mais aceita para explicar a extinção dos dinossauros é a que defende a queda de um asteróide na região do atual México, no período Cretáceo. De acordo com paleontólogos, esse asteróide teria aproximadamente 14 km de diâmetro e no momento do impacto, levantou uma nuvem de poeira que cobriu a Terra por meses, impedindo a penetração de raios solares. Muitos animais e vegetais morreram com a falta de luz solar. Sem alimentação abundante, os dinossauros foram morrendo com a falta de alimentos.

 

Descendentes dos dinossauros 

 

A paleontologia conseguiu produzir muito conhecimento sobre a vida dos dinossauros. Os paleontólogos analisaram diversos fósseis de dinossauros e chegaram a algumas conclusões. O velociraptor, por exemplo, evoluiu para algumas espécies de aves que conhecemos hoje. Animais como o dragão de comodo e diversas espécies de  lagartos também são parentes diretos de alguns tipos de dinossauros.

 

Nome das principais espécies de dinossauros 

 

- Tiranossauro Rex

 

- Rex Diplodocus

 

- Velociraptor 

 

- Pteranodon

 

- Antarctossauro

 

- Saltasaurus

 

- Elasmosaurus

 

- Brachiosaurus

 

Curiosidade:

 

- Em maio de 2014, paleontólogos argentinos descobriram fósseis de um saurópode (espécie de brontossauro) de 40 metros de comprimento e 20 metros de altura. O achado foi realizado no deserto da Patagônia (sul da Argentina) e tem grande importância para o estudo dos dinossauros, pois já são são considerados fósseis do maior dinossauro do mundo.




Impressão Google+


Dinossauros Temas Relacionados

Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2015 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.