logo Sua Pesquisa

Fatores Climáticos
O que são e quais são, resumo, fatores que influenciam o clima, elementos climáticos, latitude, longitude, relevo, continentalidade, exemplos

fatores climáticos Maritimidade: fator climático em cidade litorânea

 

O que são e quais são os fatores climáticos

Os fatores climáticos são elementos naturais ou não que exercem influência sobre o clima de uma determinada região. Um ou mais fatores climáticos  podem interagir, influenciando na temperatura, umidade, pluviosidade e deslocamento de ar. Os principais fatores dos clima são: altitude, longitude, continentalidade, maritimidade, relevo, vegetação, massas de ar e urbanização.

Latitude

Quanto maior a latitude, menor a média de temperatura anual. Isso acontece, pois os raios solares incidem com maior inclinação em regiões mais distantes da linha do Equador. Por outro lado, regiões mais próximas da linha do Equador recebem raios solares com menor inclinação, apresentando maior aquecimento. É por isso que faz mais calor na América Central do que no norte da Europa. Da mesma forma, a média de temperatura anual é maior em Manaus do que em Porto Alegre.

Altitude

Como o aquecimento do ar é feito por irradiação, em locais mais altos a temperatura é menor. Logo, quanto maior a altitude, menor a temperatura. Por isso que o cume de altas montanhas apresenta gelo permanente. Por isso também, que as temperaturas médias anuais são mais baixas em cidades localizadas em áreas altas de montanhas. No Brasil, podemos citar como exemplos as cidades da Serra Gaúcha e também Campos do Jordão (estado de São Paulo).

Maritimidade

O clima de regiões próximas ao litoral recebe muita influência dos oceanos. Geralmente, cidades litorâneas são muito úmidas, com presença de alto índice pluviométrico (chuvas). Essa umidade é originária da evaporação da água dos oceanos que atinge o continente de forma mais intensa nas áreas litorâneas do que nas localizadas no interior. Por isso, a umidade do ar e o índice pluviométrico são maiores em cidades como Santos (litoral paulista) e menores em Brasília (interior).

Continentalidade

O clima de áreas localizadas distantes dos oceanos geralmente é mais seco do que das litorâneas. Isso ocorre, pois essas regiões sofrem pouca ou nenhuma influencia das massas de ar úmidas originárias nos oceanos.

Relevo

Regiões localizadas próximas ou entre montanhas possui clima influenciado pelo relevo. As montanhas dificultam o deslocamento de massas de ar, influenciando a umidade e o índice pluviométrico da região. Numa cidade localizada entre montanhas, por exemplo, pode fazer mais calor do que em outra próxima que não sofra este fator climático. Isso ocorre, pois o vento tem maior dificuldade para dispersar o ar quente em áreas cercadas por montanhas. As montanhas também podem ser barreiras para a chegada de massas de ar úmidas em determinadas regiões, deixando-as mais secas.

Massas de ar

O clima do planeta é muito influenciado pelas massas de ar. Elas podem, de acordo com a região onde surgem, serem quentes, frias, úmidas ou secas. As massas de ar que se formam nos polos (norte e sul) são frias e úmidas. Já as massas de ar que se formam na região no litoral, próxima a linha do Equador, são úmidas e quentes. Regiões que estão localizadas em áreas influenciadas por estas massas de ar, assumem suas características climáticas, quando estão sob o efeito delas. No inverno, por exemplo, o Rio Grande do Sul recebe forte influencia da Massa de Ar Polar Atlântica, que leva muito frio e umidade para as cidades deste estado.

Vegetação

Florestas, principalmente as densas, costumam reter muita umidade. Elas possuem também a capacidade de impedir a incidência dos raios solares no solo. Um bom exemplo é a Floresta Amazônica. Cidades próximas a ela costumam ser úmidas, pois esta umidade que a vegetação retira do solo é lançada na atmosfera.

Urbanização

Nos grandes centros urbanos existem muitas construções, ou seja, muito concreto e asfalto, fatores que aumentam a retenção do calor. Para piorar, as áreas verdes costumam ser em pouca quantidade, em função do adensamento urbano. Com grande quantidade de veículos automotores, a poluição do ar também é elevada. Estes elementos favorecem a formação de ilhas de calor, alterando o clima destas grandes cidades. Logo, a urbanização tende a elevar a temperatura média anual de uma determinada região.

 

 

 

 

___________________________________________

Veja também:

» Clima

» Massas de ar

» Zonas climáticas do Brasil

___________________________________________

Bibliografia indicada:

- Clima de Meio Ambiente
  Autor: Conti, José Bueno
  Editora: Saraiva
  Temas: Geografia, Clima

______________________________________

 

 

 

Acessar Geografia

Página Inicial | Pesquisar Conteúdo | Trabalhos Escolares | Dicas de Estudo

 

Copyright © 2004 - 2013 Sua Pesquisa.Todos os direitos reservados. Este texto não pode ser reproduzido
sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.