Símbolos do Carnaval e seus significados

O que são, os principais símbolos que representam o carnaval brasileiro e seus significados na cultura


Máscara, confeti e serpentina: dois importantes símbolos do carnaval
Máscara, confeti e serpentina: dois importantes símbolos do carnaval

 

O que são


Os símbolos do carnaval são imagens que simbolizam as principais características do carnaval. São muito utilizados em decorações carnavalescas, campanhas de marketing e outros eventos relacionados à divulgação desta importante festa popular brasileira.

 

Principais símbolos do carnaval:

 

- Máscara de carnaval


É um dos principais e mais tradicionais símbolos do carnaval. O uso destas máscaras tem origem na cidade italiana de Veneza no século XVII. Os nobres usavam máscaras enfeitadas para manter o anonimato e aproveitar o carnaval junto com o povo. Esta tradição foi para Portugal e depois chegou ao Brasil onde é mantida até os dias de hoje, principalmente nas festas carnavalescas de salão.

 

- Rei Momo


Surgiu no Brasil na década de 1930. É também um importante símbolo carnavalesco. Ele representa a alegria do carnaval, pois está sempre animando os participantes da festa.

 

- Pandeiro


O pandeiro é um importante instrumento musical utilizado nos sambas de carnaval. Portanto, ele representa as músicas (marchinhas, sambas-enredo e etc.) tocadas durante a festa.

 

- Sambista


Como o samba é um dos principais elementos do carnaval, a figura do sambista simboliza a música e a dança carnavalesca. O sambista canta, toca e dá ritmo à festa.

 

- Confetes e serpentinas


Os confetes e serpentinas são usados no carnaval há muito tempo. São elementos de diversão, além de dar um colorido todo especial a festa.

 

- Pierrô, Arlequim e Colombina


São personagens de teatro que surgiram na Itália do século XVI. Eram figuras presentes nos teatros de rua, que serviam para satirizar os integrantes da nobreza. Do teatro de rua passaram para o Carnaval de Veneza. Estes personagens, já identificados com o Carnaval, chegaram ao Brasil no começo do século XX e até hoje são figuras representativas da festa.

 

- Sombrinhas de Frevo


Um dos principais símbolos do carnaval pernambucano, pois este estilo musical é muito presente no carnaval de rua deste estado.

 

- Bonecos gigantes


Um dos principais símbolos do carnaval de Olinda.




Impressão Google+


Símbolos do Carnaval e seus significados Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- Carnaval em múltiplos planos


  Autor: Cavalcanti, Maria Laura
  Editora: Aeroplano
  Temas: História do Carnaval, Cultura popular brasileira, Sociologia


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2015 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.