Tarsila do Amaral: vida e obra

Tarsila do Amaral foi uma importante artista plástica modernista brasileira.


Tarsila do Amaral: uma das principais representantes do modernismo brasileiro
Tarsila do Amaral: uma das principais representantes do modernismo brasileiro

 

Quem foi

 

Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista. Nasceu na cidade de Capivari (interior de São Paulo), em 1 de setembro de 1886.

 

Biografia resumida de Tarsila do Amaral

 

Na adolescência, Tarsila estudou no Colégio Sion, localizado na cidade de São Paulo, porém, completou os estudos numa escola de Barcelona (Espanha). 

 

Desde jovem, Tarsila demonstrou muito interesse pelas artes plásticas. Aos 16 anos, pintou seu primeiro quadro, intitulado Sagrado Coração de Jesus.

 

Em 1906, casou-se pela primeira vez com André Teixeira Pinto e com ele teve sua única filha, Dulce. Após se separar, começa a estudar escultura.

 

Somente aos 31 anos começou a aprender as técnicas de pintura com Pedro Alexandrino Borges (pintor, professor e decorador). 

 

Em 1920, foi estudar na Academia Julian (escola particular de artes plásticas) na cidade de Paris. Em 1922, participou do Salão Oficial dos Artistas da França, utilizando em suas obras as técnicas do cubismo.

 

Retornou para o Brasil em 1922, formando o "Grupo dos Cinco", junto com Anita Malfatti, Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia. Este grupo foi o mais importante da Semana de Arte Moderna de 1922.

 

Em 1923, retornou para a Europa e teve contatos com vários artistas e escritores ligados ao movimento modernista europeu. Entre as décadas de 1920 e 1930, pintou suas obras de maior importância e que fizeram grande sucesso no mundo das artes. Entre as obras desta fase, podemos citar as mais conhecidas: Abaporu (1928) e Operários (1933).

 

No final da década de 1920, Tarsila criou os movimentos Pau-Brasil e Antropofágico. Entre as propostas desta fase, Tarsila defendia que os artistas brasileiros deveriam conhecer bem a arte europeia, porém deveriam criar uma estética brasileira, apenas inspirada nos movimentos europeus.

 

No ano de 1926, Tarsila casou-se com Oswald de Andrade, separando-se em 1930. 

 

Entre os anos de 1936 e 1952, Tarsila trabalhou como colunista nos Diários Associados (grupo de mídia que envolvia jornais, rádios, revistas).

 

Em 1965, após um erro médico durante uma cirurgia da coluna vertebral, ficou paralítica.

 

Tarsila do Amaral faleceu na cidade de São Paulo em 17 de janeiro de 1973. A grandiosidade e importância de seu conjunto artístico a tornou uma das grandes figuras artísticas brasileiras de todos os tempos. 

 

Pintura colorida mostrando uma mulher segurando uma folha de árvores com uma casa ao fundo

Caipirinha (1923): pintura do início da fase cubista de Tarsila do Amaral.

 

 

Principais características de suas obras e seu estilo artístico:

 

Uso de cores vivas, vibrantes e contrastantes.

 

Influência do Cubismo (uso de formas geométricas).

 

Abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil (paisagens, animais, plantas). Também retratou pessoas típicas do Brasil.

 

Estética fora do padrão (influência do surrealismo na fase antropofágica).

 

Busca da identidade brasileira nas artes.

 

• Alguns dos trabalhos de Tarsila também mostram influências surrealistas, especialmente em sua interpretação de sonhos e na representação de objetos e figuras distorcidas.

 

Grande parte de suas obras foram feitas com a técnica artística do óleo sobre tela.

 

Abaporu de Tarsila do Amaral

Abaporu (1928): obra mais popular de Tarsila do Amaral. Esse obra foi reproduzida em tamanho reduzido para ilustrar o conteúdo didático do artigo.

 

Principais obras de Tarsila do Amaral

 

- Autorretrato (1924)

- Retrato de Oswald de Andrade (1923)

- Estudo (Nu) (1923)

- Natureza-morta com relógios (1923)

- O Modelo (1923)

- Caipirinha (1923)

- Rio de Janeiro (1923)

- A Feira I (1924)

- São Paulo – Gazo (1924)


- Morro da Favela (1924)

- Carnaval em Madureira (1924)

- Antropofagia (1929)

- A Cuca (1924)

- Pátio com Coração de Jesus (1921)

- Chapéu Azul (1922)

- Autorretrato (1924)

- O Pescador (1925)

- Romance (1925)

- Palmeiras (1925)

- Manteau Rouge (1923)

- A Negra (1923)

- São Paulo (1924)

- Morro da Favela (1924)

- A Família (1925)

- Vendedor de Frutas (1925)

- Paisagem com Touro (1925)

- O Mamoeiro (1925)

- Religião Brasileira (1927)

- Manacá (1927)

- O Lago (1928)

- Coração de Jesus (1926)

- O Ovo ou Urutu (1928)

- A Boneca (1928)

- A Lua (1928)

- Abaporu (1928)

- Cartão Postal (1928)

- Operários (1933)


- Maternidade (1938)


- Trabalhadores (1938)

- O casamento (1940)

 

Pintura colorida mostrando desenhos de árvores, plantas e animais.

Cuca (1924): uma das pinturas mais populares de Tarsila do Amaral.

 

 

Outras informações sobre a artista:

 

Página oficial de Tarsila do Amaral

 

 

Pintura mostrando uma mulher branca e jovem, usando um vestido azul e um chapéu azul com flores do lado.

Chapéu Azul (1922): pintura do início da carreira de Tarsila do Amaral.

 

 

Veja também:

 


Arte Moderna


Semana de Arte Moderna de 1922

 

 

 


 

Última atualização: 15/06/2023

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Bibliografia Indicada

 

Contando a arte de Tarsila do Amaral

Autor: Torres, Sylvia

Editora: Sowilo

 

Fonte de referência do artigo:

 

- Gotlib, Nádia Batella. Tarsila do Amaral: a Modernista . São Paulo: Editora SENAC, 2000


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