logo Sua Pesquisa

Curiosidades sobre os Astecas
Fatos curiosos sobre os astecas, cultura, religião, sociedade, fatos curiosos, mitologia e outras curiosidades sobre os astecas

curiosiades sobre os astecas, calendário
Calendário asteca mostrando o ano solar de 365 dias

 

Curiosidades sobre os Astecas:

- O deus mais antigo da civilização asteca era Quetzalcoatl. De acordo com a religião deste povo, foi este deus que criou o homem e a civilização.

- Os astecas praticavam o sacrifício humano como forma de renovação, através do sangue, dos poderes dos deuses humanizados.

- Um dos maiores palácios construídos pelos astecas foi o do imperador Montezuma. Dentro dele havia um grande aquário e anexos específicos para aves, répteis e mamíferos. Havia 300 funcionários somente para cuidar destes animais.

- Os astecas apreciavam muito música, dança e canto. Usavam estas expressões artísticas nos funerais, casamentos e festividades religiosas.

- Os astecas acreditavam que existiam no Universo treze céus. Cada céu era uma espécie de habitação específica. Assim, havia o céu das estrelas, o céu das cobras de fogo, o céu dos deuses, o céu das estrelas e etc.

- Os astecas possuíam dois calendários, um com 365 dias (ano solar) e outro com 260 dias (ciclo ritual).

- A mitologia asteca era muito rica. Além dos deuses, os astecas acreditavam na existência de criaturas como, por exemplo, gigantes, criaturas metamórficas (com capacidade de mudar de forma) e espécies de monstros formados por parte de corpo de dois animais.

- Podemos dizer que os astecas são os pais do chocolate. Considerado um alimento sagrado, o cacau era usado por eles para fazer uma espécie de bebida. Porém, era uma bebida consumida quase que exclusivamente pela nobreza, em função raridade da semente de cacau.

- A semente do cacau também era usada como espécie de moeda entre os astecas, tamanho era o seu valor.

- Os astecas construíram grandes pirâmides. Elas não eram usadas como túmulos, como ocorrida no Egito Antigo, mas sim para a realização de cerimônias religiosas e sacrifícios humanos.

- Os astecas eram dedicados às ciências, pois desenvolveram conceitos matemáticos importantes e, através da observação dos céus, desenvolveram conhecimentos astronômicos.   

- Os astecas desenvolveram vários instrumentos musicais. Estes eram feitos de madeira, cascos de tartaruga e até chifres de animais.

- Os astecas tinham um interessante sistema de escrita, baseado em imagens e símbolos.

- Nas guerras, os guerreiros astecas usavam roupas representando animais que eles consideravam poderosos (jaguar, crocodilo, puma, onça-pintada e água).

- O alimento mais consumido pelos astecas era o milho. Com este grão eles faziam panquecas, mingau e outros pratos. Também se alimentavam de feijão, chia, cogumelos, tomate, abóbora, carnes (aves, rãs, iguanas, patos, peixes entre outras) e até insetos. 

 

 

 

 

__________________________________________

Veja também:

Astecas

Deuses Astecas

Cultura dos astecas

Maias, Incas e Astecas

__________________________________________

Bibliografia (sugestão de leitura):

- Astecas - Vida Cotidiana (Coleção Civilizações Antigas)
  Autor: Clare, Johun D.
  Editora: Melhoramentos
  Temas: História Geral, Civilizações Pré-Colombianas

 

 

Acessar História

Página Inicial | Pesquisar Conteúdo | Trabalhos Escolares | Dicas de Estudo

 

 

 

 

Copyright © 2004 - 2013 Sua Pesquisa. Todos os direitos reservados. Este texto não pode ser reproduzido
sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.