Aspectos gerais e importância do Sol
O Sol já foi considerado um deus na religião de muitos povos da antiguidade, tamanha sua importante para o desenvolvimento da vida na Terra. Sem esta estrela não seria possível a sobrevivência de grande parte das espécies que hoje habitam nosso planeta. Ele é responsável pela temperatura, pela evaporação, pelo aquecimento e por muitos processos biológicos que ocorrem em plantas e animais. Por outro lado, o excesso de sol pode causar danos aos seres humanos. A exposição excessiva aos raios ultravioletas emitidos pelo Sol, sem o uso de protetor ou bloqueador solar, pode causar câncer de pele.
Os planetas do Sistema Solar, formação e características principais
Ao redor do Sol giram oito planetas, compondo o sistema solar. Estudos científicos mostram que o Sol deve ter se formado há aproximadamente 5 bilhões de anos. Sua massa é cerca de 300 mil vezes maior à do planeta Terra. O diâmetro do Sol é de aproximadamente 1,4 milhão de quilômetros. A distância entre a Terra e o Sol é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros. A temperatura média no núcleo do Sol chega a 15 milhões de graus Celsius. Nesta parte mais interior da estrela, ocorrem reações químicas como, por exemplo, a fusão entre átomos de hidrogênio. Na fotosfera, superfície do Sol, originam-se a luz e o calor. Ainda compõe o Sol uma camada de gases que envolve a estrela.
Tempestades solares
A cada ciclo de 11 anos, o Sol passa por período de extrema agitação, enviando para terra tempestades solares. Carregadas de eletricidade, estas tempestades acabam influenciando nos sistemas eletrônicos, redes de energia, computadores, aparelhos eletrônicos, sistemas de comunicação de aviões, navios e satélites. Estas ondas de energia e eletricidade chegam a criar as conhecidas aurora boreal e austral. O ar brilha nas regiões próximas aos polos magnéticos da Terra, gerando um espetáculo de luzes e cores nos céus.
Formação química (principais componentes)
Do ponto de vista químico, o Sol é formado pelos seguintes elementos: 73,46% de hidrogênio, 24,85% de hélio, 0,77% de oxigênio, 0,29% de carbono, 0,16% de ferro, 0,12% de enxofre, 0,12% de neônio, 0,09% de nitrogênio, 0,07% de silício e 0,05% de magnésio.
Monitoramento
A NASA e a Agência Espacial Europeia têm monitorado constantemente as atividades do Sol. Estes estudos e observações têm por objetivo aprimorar os conhecimentos sobre esta importante estrela e melhorar a vida em nosso planeta.
Futuro do Sol
Em cerca de 5 bilhões de anos, espera-se que o Sol evolua para uma gigante vermelha e eventualmente perca suas camadas externas, criando uma nebulosa planetária. O que restará será uma anã branca, o núcleo quente da antiga estrela.
Manchas solares, resultado de erupções, identificada pela NASA em 2023. |
Curiosidades:
- O Sol é a maior e mais quente estrela do Sistema Solar. Ele é cerca de 109 vezes maior do que nosso planeta.
- Na parte do núcleo do Sol ocorre atrito constante de partículas de hidrogênio. Esse processo é o responsável pela fusão nuclear, que transforma massa em energia.
- A luz solar chega ao planeta Terra em 8 minutos, pois ela viaja a uma velocidade de 300.000 km/s.
- A energia que nosso planeta recebe do Sol em uma hora é superior ao que a Terra gasta em um ano.
- Na parte central do Sol a temperatura é altíssima, atingindo cerca de 10.000.000 °C (dez milhões de graus Celsius).
- O Sol leva cerca de 220 milhões de anos para dar uma volta completa ao redor do centro da Via Láctea.
- O Sol pesa cerca de um milhão de vez mais do que o planeta Terra. Sua massa é cerca de 99,8% da massa do Sistema Solar.
- A gravidade do Sol é 27,9 vezes maior do que a da Terra.
- A cada segundo, o Sol funde aproximadamente 620 milhões de toneladas métricas de hidrogênio em hélio em seu núcleo, liberando uma enorme quantidade de energia na forma de luz e calor.
- A inclinação do eixo do Sol é de 7,25º.
- A duração do dia solar é de 27 dias terrestres.
- A emissão contínua de partículas carregadas, originárias da coroa solar, é chamada de vento solar.
- O Sol exibe fenômenos como erupções solares e manchas solares, que são causados por intensa atividade magnética. As manchas solares aparecem como pontos escuros na superfície do Sol devido a temperaturas mais baixas em comparação com as áreas circundantes.
- É comemorado em 3 de maio o Dia do Sol.
Sol: a estrela do nosso sistema solar. Sem ele, provavelmente não haveria vida na Terra. |
Fonte de referência do artigo:
NOVA ENCICLOPÉDIA BARSA. [S.l.]: Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda. 1999. 1 CD-ROM.
Vídeo indicado no YouTube:
A História (e o Futuro) do Sol - Canal Ciência Todo Dia