Introdução
Um conflito de tamanha magnitude não começa sem importantes causas ou motivos. Podemos dizer que vários fatores influenciaram o início desse guerra, que começou na Europa e, rapidamente, alastrou-se pela África e Ásia.
As principais causas da Segunda Guerra Mundial foram:
1. Uma das principais causas foi o Tratado de Versalhes, que encerrou a Primeira Guerra Mundial, impôs condições severas à Alemanha, incluindo perdas territoriais significativas, restrições militares e pesadas reparações de guerra. Isso levou a um profundo ressentimento dentro da Alemanha e preparou o terreno para a ascensão de Adolf Hitler e do Partido Nazista. O sentimento revanchista na Alemanha nazista com relação à derrota na Primeira Guerra Mundial. Hitler pretendia desrespeitar o Tratado de Versalhes e reconquistar territórios perdidos na Primeira Guerra.
2. A ascensão de líderes fascistas como Adolf Hitler na Alemanha, Benito Mussolini na Itália e o expansionismo militarista no Japão foram fatores significativos. Esses líderes capitalizaram sentimentos nacionalistas, dificuldades econômicas e insatisfação com o Tratado de Versalhes. As políticas externas agressivas de Hitler e a ideologia expansionista foram causas importantes da gue
3. Podemos considerar que outra importante causa que originou a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi a ideia de Hitler de expandir os domínios territoriais da Alemanha e ampliar, dessa forma, a obtenção de poder e recursos materiais (principalmente matérias-primas). Estes objetivos seriam conquistados, de acordo com as intenções nazistas, através da guerra. Estes objetivos militaristas e expansionistas também se faziam presentes, no final da década de 1930, na Itália fascista de Mussolini e no Japão.
4. Como sabemos somente ideias de governos não são suficientes para causar uma guerra, ainda mais uma de grandes proporções como foi a Segunda Guerra Mundial. Em 1 de setembro de 1939, Hitler coloca em prática seu plano e invade a Polônia. Inglaterra e França declaram guerra contra Alemanha, dando início ao maior conflito bélico de todos os tempos.
5. Forte militarização da Alemanha e da Itália durante a década de 1930. O forte investimento na indústria bélica tinha como objetivo diminuir a alto nível de desemprego, mas também colocar em prática os ideais expansionistas nazifascistas.
6. A Liga das Nações, estabelecida para manter a paz mundial após a Primeira Guerra Mundial, falhou em resolver disputas internacionais de forma eficaz. Foi incapaz de impedir atos de agressão por potências fascistas, contribuindo ainda mais para o surto da guerra.
7. A Grande Depressão da década de 1930 causou graves dificuldades econômicas em todo o mundo, levando a agitação social e à ascensão de regimes totalitários. Esses regimes exploraram a turbulência econômica para ganhar poder e buscar políticas externas agressivas.
8. A política de apaziguamento por parte da Grã-Bretanha e da França, que permitiu que a Alemanha anexasse a Áustria e a região dos Sudetos da Tchecoslováquia na esperança de evitar a guerra, apenas encorajou as ambições expansionistas de Hitler.
9. A expansão militarista do Japão na China e em outras partes da Ásia, movida pelo desejo de domínio econômico e territorial, foi outra causa da guerra.
Varsóvia, capital da Polônia, destruída após ataque alemão (5 de dezembro de 1939). |
O início do conflito
O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos: Aliados (liderados pela Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (liderados pela Alemanha, Itália e Japão).
Tanques da Alemanha avançando pelo território polonês em setembro de 1939: fato gerou o início da Segunda Guerra Mundial. |
Principais países envolvidos na Segunda Guerra Mundial
PAÍSES ALIADOS
- Reino Unido
- França
- União Soviética
- Estados Unidos da América
- República da China
- Polônia
- Canadá
- Austrália
- Nova Zelândia
- Iugoslávia
- África do Sul
- Filipinas
- Dinamarca
- Noruega
- Países Baixos
- Bélgica
- Tchecoslováquia
- Índia
- México
- Luxemburgo
- Grécia
- China
- Brasil
Stalin, Harry Truman e Winston Churchill (1945): os líderes dos vencedores na Segunda Guerra Mundial. |
PAÍSES DO EIXO
- Alemanha
- Império do Japão
- Reino de Itália
- Romênia
- Tailândia
- Hungria
- Bulgária
Poster de propaganda japonês exaltando a união dos três principais países do Eixo: Alemanha, Japão e Itália. |
Acontecimentos históricos mais importantes da guerra:
- O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, liderado pelas forças armadas da Alemanha, que conquistou o norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e territórios no norte da África. O Japão anexou a Manchúria (extremo leste da China), enquanto a Itália conquistou a Albânia e territórios da Líbia.
- Em 1941, o Japão atacou a base militar norte-americana de Pearl Harbor no Oceano Pacífico (Havaí). Após esse ocorrido, considerado uma traição pelos norte-americanos, os Estados Unidos entraram no conflito ao lado das forças aliadas.
- De 1941 a 1945, ocorreram as derrotas do Eixo, iniciadas com as perdas sofridas pelos alemães no rigoroso inverno russo. Nesse período, houve uma regressão das forças do Eixo e, com a entrada dos EUA, os aliados ganharam força nas frentes de batalha.
- O Brasil participou diretamente do conflito, enviando para a Itália (região de Monte Cassino) os pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira). Os cerca de 25 mil soldados brasileiros conquistam a região, somando uma importante vitória ao lado dos Aliados.
Soldados brasileiros da FEB, na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. |
O DIA D: o desembarque na Normandia
O Dia D, 6 de junho de 1944, foi a data em que ocorreu o desembarque das tropas aliadas na Normandia (noroeste da França). Este dia é considerado por muitos historiadores como o mais importante da Segunda Guerra Mundial. Foi decisivo na vitória dos aliados contra o Eixo (Alemanha, Itália e Japão). O nome oficial deste plano militar era Operação Overlord.
A região era dominada pelos alemães na chamada Muralha do Atlântico. Os aliados, desembarcaram com mais de 300 mil homens e milhares de armamentos. Os aliados usaram senhas e informações falsas sobre o desembarque, estratégia importante para confundir as tropas alemãs.
Os soldados das tropas aliadas, que participaram da invasão da Normandia durante no Dia D eram dos seguintes países: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, França (parte livre), Polônia, Austrália, Bélgica, Nova Zelândia, Holanda e Noruega.
Após duras batalhas, a operação Overlord funcionou e os aliados venceram. Esta vitória foi crucial para o avanço dos aliados rumo à vitória sobre a Alemanha em 1945.
Soldados dos EUA desembarcando na Normandia no Dia D |
Como terminou a Segunda Guerra Mundial
Esse importante e triste conflito terminou somente no ano de 1945, com a rendição da Alemanha e da Itália. O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki ─ uma ação desnecessária, que provocou a morte de milhares de cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de destruição nessas cidades. O objetivo dos EUA era mostrar ao mundo seu forte poderio militar e o domínio sobre armas atômicas. Desta forma, pretendia sair da Segunda Guerra Mundial como a grande força militar do Ocidente, fazendo oposição aos soviéticos, na sequente Guerra Fria.
Bomba Atômica explode na cidade japonesa de Hiroshima em 1945. |
Principais resultados da 2ª Guerra Mundial:
- Entre os principais resultados, podemos citar os prejuízos econômicos e materiais, que foram enormes, principalmente para os países derrotados. Foram milhões de mortos e feridos, cidades destruídas, indústrias e zonas rurais arrasadas e dívidas incalculáveis. O racismo esteve presente durante todo o conflito e deixou uma ferida grave, principalmente na Alemanha, onde os nazistas mandaram para campos de concentração e mataram aproximadamente 6 milhões de judeus.
- Ao final do conflito, em 1945, foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas), cujo objetivo principal era a manutenção da paz entre as nações. Outro resultado foi a inicialização de um período conhecido como Guerra Fria, que estabeleceu uma divisão geopolítica, colocando em lados opostos os Estados Unidos e a União Soviética. Uma disputa entre o capitalismo norte-americano e o socialismo soviético, na qual ambos os países buscavam ampliar suas áreas de influência sem entrar em conflitos armados.
Berlim destruída no pós guerra (foto de 1945, dias após o fim da 2ª Guerra). |
Curiosidade:
- O dia 8 de maio é o Dia Mundial em memória dos que morreram durante a Segunda Guerra Mundial.
TEXTO COMPLEMENTAR: O HOLOCAUSTO
Por Misleine Neris de Souza Silva - Licenciada em História pela Faculdade JK de Brasília (2012) e Pós-Graduada em História Cultural pelo Centro Universitário Claretiano (2014).
A palavra holocausto deriva do grego holos (todo) e kaustro (queimado). No hebraico Shoá (a catástrofe). O termo holocausto também foi utilizado pelos hebreus da Antiguidade para designar um sacrifício feito para os deuses, no qual a vítima era completamente queimada.
Essa palavra se popularizou com a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) quando ocorreu o extermínio de várias pessoas em campos de concentração nazistas. Os judeus foram as maiores vítimas, seguidos dos ciganos, homossexuais, testemunha de Jeová, deficientes físicos e mentais, comunistas e opositores políticos ao regime nazista. O período em que o Holocausto foi mais intenso foi entre 1940 e 1945.
Sob as ordens do líder nazista Adolf Hitler, o holocausto aconteceu principalmente na Alemanha, mas também em outros países da Europa como na França, na Holanda, na Grécia, na Polônia, entre outros.
A intenção do Hitler era provar que os alemães eram superiores aos judeus, sendo assim, deveriam exterminá-los. Os ministros Alfred Rosenberg e Joseph Goebbels ajudavam a propagar esse terrorismo contra os judeus.
A intensão do holocausto não era somente matar as pessoas, mas também escravizá-las. Depois que as pessoas já não tinham condições físicas de trabalhar, eram levadas para a câmara de gás e morriam asfixiadas com um produto químico a base de Zyklon-B.
Após a morte nas câmaras, os corpos eram queimados em fornos. Quando os nazistas não conseguiam queimar, eram feitas algumas valas enormes no chão para que os mortos fossem depositados.
Os campos de concentração mais conhecidos foram o de Dachau e Buchenwald na Alemanha e o Campo de Auschwitz na Polônia, que foi um dos maiores e mais triste desse período.
No dia 27 de janeiro de 1945, soldados da URSS chegaram ao Campo de Auschwitz e libertaram os judeus. Atualmente esta data é utilizada para lembrar todas as vítimas desse terrível e lamentável acontecimento da História.
Todas essas ações violentas, assassinatos de judeus e perseguições passaram para a história com o nome de Holocausto. As ações cruéis dos nazistas jamais serão esquecidas e serviram, e ainda servem, de lição para a humanidade sobre os perigos dos regimes nazistas e fascistas.
- Saiba mais sobre o Holocausto no website do Museu do Holocausto.
Judeus presos num campo de concentração nazista durante o Holocausto: crianças, idosos e mulheres grávidas também não escaparam das ações desumanas dos nazistas. |
Professor Jefferson Evandro Machado Ramos.
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Fontes de pesquisa consultadas para a elaboração do texto:
PILETTI, Nelson. História e Vida Integrada. São Paulo: Editora Ática, 1998.
COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral, São Paulo: Saraiva, 2011.
Vídeos indicados no YouTube:
- A Segunda Guerra Mundial (Parte 1) - Canal Impérios AD
- COMO FOI A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL? | QUER QUE DESENHE? | DESCOMPLICA