Causas da Revolução Russa de 1917

Saiba quais foram as principais causas da Revolução Russa de 1917, causas econômicas, sociais e políticas, resumo, bibliografia indicada


Domingo Sangrendo de 1905: uma das causas da Revolução Russa de 1917
Domingo Sangrendo de 1905: uma das causas da Revolução Russa de 1917

 

As principais causas da Revolução Russa de 1917

 

Introdução

 

A Revolução Russa de 1917 foi motivada, principalmente, pela grande insatisfação e revolta da maioria da população russa, que era composta por camponeses pobres e trabalhadores urbanos em dificuldades financeiras. As ideias e propostas socialistas, que se apresentavam totalmente contrárias ao capitalismo e ao absolutismo russo, ganharam forte aceitação entre os camponeses e trabalhadores urbanos.

 

Abaixo, podemos conhecer um pouco mais sobre a situação da Rússia no começo do século XX, que foi a alavanca para o processo revolucionário no país.

 

-A Rússia entrou no século XX com uma economia baseada quase exclusivamente na produção agrícola. Havia elevado índice de pobreza e miséria na zona rural da Rússia. A condição de vida dos camponeses (mujiques) era precária. Havia forte concentração das terras nas mãos dos boiardos (aristocracia rural russa).

 

- Regime absolutista (czarismo) comandado pelo Czar Nicolau II, que governava de forma autoritária e, muitas vezes, violenta contra qualquer tipo de oposição ou reivindicação.

 

- Baixos salários recebidos pelos trabalhadores urbanos, gerando insatisfação popular nas grandes cidades russas.

 

- Repressão violenta, pelas forças imperiais, à manifestação popular ocorrida em janeiro de 1905. A manifestação contou com cerca de 100 mil pessoas e reivindicava, principalmente, melhores condições de vida, liberdade religiosa, reforma agrária, direitos sociais e fim da censura. Cerca de 3 mil manifestantes morreram no evento, que ficou conhecido como “Domingo Sangrento”.

 

- Entrada da Rússia na 1ª Guerra Mundial, apresentando significativo fracasso em função do despreparo bélico e atraso tecnológico. Milhares de soldados russos foram para os campos de batalha sem as mínimas condições necessárias.

 

- Atraso da Rússia na área industrial em relação às outras potências econômicas europeias.

 

- Presença de elevada injustiça social e concentração de renda. Um pequena parte da população (nobreza aristocrática) concentrava a maior parte da riqueza na Rússia.

 

- Estilo de vida luxuoso dos nobres russos em contraste com a extrema pobreza de grande parte da população. A maioria dos pobres pagavam altos impostos para a manutenção da vida luxuosa dos ricos nobres.

 

- Crise econômica na Rússia desde o início do século XX, aumentando a insatisfação popular com o regime czarista.

 

- Crescimento e fortalecimento do Partido Operário Social Democrático, que possuía ideais revolucionários e marxistas, principalmente entre os integrantes do grupo bolchevique, liderado por Lênin. Esse grupo foi o que liderou o processo da Revolução Russa de 1917.

 

_________________________________


Artigo escrito e revisado por Jefferson E. M. Ramos, em 21/06/2019.

Graduado em História pela Universidade de São Paulo.






Causas da Revolução Russa de 1917 Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

A Revolução Russa

Autor: Fitzpatrick, Sheila

Editora: Todavia

Ano: 2017

Temas do livro: História Geral


Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.