Imperialismo Europeu na Ásia

Como os europeus exerceram sua influência e domínio na Ásia entre os séculos XVI e XX.


Explicação resumida sobre o imperialismo europeu na Ásia
Explicação resumida sobre o imperialismo europeu na Ásia

 

Pergunta:

 

Como foi imperialismo europeu na Ásia?

 

Resposta:

 

A influência exercida pelos europeus sobre os países asiáticos se iniciou com as Grandes Navegações, através das descobertas e as tentativas de exploração de determinados territórios.


Portugal e Espanha foram os que nos séculos XV e XVI impulsionaram esta maior influência. Portugal liderou e foi o primeiro país europeu a chegar ao continente em locais que atualmente encontram-se os países como a China, Índia e Japão. Os portugueses detiveram um número elevado de possessões e explorações que ativaram o comércio das especiarias como sua maior fonte de lucro.


Até o século XIX este padrão comercial se manteve e até então outros países europeus se lançaram à exploração deste continente. No final do século XIX a Inglaterra entra no monopólio asiático e obtém várias conquistas dentro do território indiano.


Os holandeses nas Índias Orientais e os franceses, se juntavam à corrida imperialista com o objetivo de dominar alguns territórios. Mais de metade da Ásia chegou a pertencer a outras nações e apenas a região Tailândia manteve a sua independência.


A história das nações asiáticas já era anteriormente grandiosa e milenar, pelo que tinham sobretudo a sua cultura e identidade muito bem demarcada. Mais tarde vieram os Estados Unidos e a Alemanha promovendo mais conquistas e impondo também a sua doutrinação.


Com o início da corrida imperialista, as nações da Europa pretenderam reconquistar o seu tempo perdido, dominando territórios em outros continentes. Isso gerou muitos conflitos a nível mundial.


Com toda esta tensão e disputa gerada a nível internacional entre várias nações, surgiu um dos principais fatores desencadeantes da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).


Charge criticando o imperialismo na Ásia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Charge criticando o imperialismo na Ásia.

 

 

 

________________________

Resposta elaborada por:

Misleine Neris de Souza Silva

Licenciada em História pela Faculdade JK de Brasília (2012) e Pós-Graduada em História Cultural pelo Centro Universitário Claretiano (2014).

- a pergunta foi enviada por Maria L. Simões em fevereiro de 2020.






Imperialismo Europeu na Ásia Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

O Imperialismo

Autor: Bruit, Héctor H.

Editora: Atual

Ano: 1997

Temas do livro: História Geral


Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2020 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.