Holocausto na Segunda Guerra Mundial

Saiba o que foi o terrível Holocausto na Segunda Guerra Mundial.


Explicação sobre o Holocausto na Segunda Guerra Mundial
Explicação sobre o Holocausto na Segunda Guerra Mundial

 

Pergunta:

 

O que foi o Holocausto na Segunda Guerra Mundial?

 

Resposta:

 

A palavra holocausto deriva do grego holos (todo) e kaustro (queimado). No hebraico Shoá (a catástrofe). O termo holocausto também foi utilizado pelos hebreus da Antiguidade para designar um sacrifício feito para os deuses, no qual a vítima era completamente queimada.  

 

Essa palavra se popularizou com a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) quando ocorreu o extermínio de várias pessoas em campos de concentração nazistas.  Os judeus foram as maiores vítimas, seguidos dos ciganos, homossexuais, testemunha de Jeová, deficientes físicos e mentais, comunistas e opositores políticos ao regime nazista. O período em que o Holocausto foi mais intenso foi entre 1940 e 1945.


Sob as ordens do líder nazista Adolf Hitler, o holocausto aconteceu principalmente na Alemanha, mas também em outros países da Europa como na França, na Holanda, na Grécia, na Polônia, entre outros.


A intenção do Hitler era provar que os alemães eram superiores aos judeus, sendo assim, deveriam exterminá-los. Os ministros Alfred Rosenberg e Joseph Goebbels ajudavam a propagar esse terrorismo contra os judeus.


A intensão do holocausto não era somente matar as pessoas, mas também escravizá-las. Depois que as pessoas já não tinham condições físicas de trabalhar, eram levadas para a câmara de gás e morriam asfixiadas com um produto químico a base de Zyklon-B.


Após a morte nas câmaras, os corpos eram queimados em fornos. Quando os nazistas não conseguiam queimar, eram feitas algumas valas enormes no chão para que os mortos fossem depositados.


Os campos de concentração mais conhecidos foram o de Dachau e Buchenwald na Alemanha e o  Campo de Auschwitz na Polônia, que foi um dos maiores e mais triste desse período.

 

No dia 27 de janeiro de 1945, soldados da URSS chegaram ao Campo de Auschwitz e libertaram os judeus. Atualmente esta data é utilizada para lembrar todas as vítimas desse terrível e lamentável acontecimento da História.

 

Todas essas ações violentas, assassinatos de judeus e perseguições passaram para a história com o nome de Holocausto. As ações cruéis dos nazistas jamais serão esquecidas e serviram, e ainda servem, de lição para a humanidade sobre os perigos dos regimes nazistas e fascistas.


- Saiba mais sobre o Holocausto no website do Museu do Holocausto.


Judeus presos num campo de concentração nazista durante o Holocausto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Judeus presos num campo de concentração nazista durante o Holocausto: crianças, idosos e mulheres grávidas também não escaparam das ações desumanas dos nazistas.



 

 

________________________

Resposta elaborada por:


Misleine Neris de Souza Silva

Licenciada em História pela Faculdade JK de Brasília (2012) e Pós-Graduada em História Cultural pelo Centro Universitário Claretiano (2014).

- a pergunta foi enviada ao site Sua Pesquisa por Nanci D. Aguiar em março de 2020.






Holocausto na Segunda Guerra Mundial Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Holocausto - crime contra a humanidade

Autor: Carneiro, Maria Luiza Tucci

Editora: Ática

Ano: 1999

Temas do livro: História Geral, Segunda Guerra Mundial


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2020 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.