Consequências da Revolução Francesa

Conheça as principais consequências do processo revolucionário


Explicação sobre as consequências da Revolução Francesa
Explicação sobre as consequências da Revolução Francesa

 

Pergunta:

 

Quais foram as principais consequências da Revolução Francesa?

 

Resposta:

 

Breve introdução

 

A Revolução Francesa ocorreu entre 1789 e 1799. Foi um dos principais acontecimentos da história moderna, pois, colocou o fim na monarquia absolutista e alterou a vida da sociedade ocidental.



Tudo aconteceu devido à insatisfação da população camponesa francesa, que não aguentava mais trabalhar para sustentar os luxos da nobreza e pagar tantos impostos.



O marco da Revolução francesa foi a Queda da Bastilha em 1789. Vale ressaltar que a Bastilha era o local para onde eram levadas as pessoas que eram condenadas por contestar o poder absoluto do rei. Depois dessa Tomada da Bastilha o controle absolutista foi perdendo suas forças.

 

As principais consequências



Liderado por alguns intelectuais, este acontecimento desencadeou um espaço para a burguesia conseguir entrar no poder e colocar um fim no regime absolutista do Rei. A partir de então, surgiu a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão que eram totalmente inspirados nos ideais iluministas.


O principal lema da Revolução francesa era "Liberdade, igualdade e fraternidade".



Como consequência, foi instaurada a liberdade de imprensa e a divisão dos poderes como conhecemos atualmente: Executivo Legislativo e Judiciário.  



Devido à popularidade dos líderes burgueses e a difusão dos ideais iluministas, o Rei e toda a sua família foram presos e executados na guilhotina.



Esses extermínios na guilhotina tornaram-se muito comuns nessa época. Bastava desconfiar que uma pessoa fosse contra a revolução e a favor do Rei, que ela era condenada a morte na guilhotina em praça pública.



Depois que a burguesia passou a dominar o sistema político da França, influenciou vários países não só da Europa, mas como da América Latina a mudar o seu sistema político.



A Revolução Francesa colocou um fim nos privilégios da nobreza, acabou com o sistema absoluto do Rei e do sistema feudal, ampliou o comércio da burguesia, desmembrou os poderes do estado, deu início a elaboração de constituições e declarou os direitos do homem.


Execução de Luis XVI

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Execução de Luis XVI na guilhotina em janeiro de 1973: uma das consequências da Revolução Francesa foi o fim da monarquia absolutista.

 

 

 

________________________

Resposta elaborada por:

Misleine Neris de Souza Silva

Licenciada em História pela Faculdade JK de Brasília (2012) e Pós-Graduada em História Cultural pelo Centro Universitário Claretiano (2014).

- a pergunta foi enviada por Silvana L. Vale em março de 2020.






Consequências da Revolução Francesa Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- CAMPOS, Raymundo. Estudos de História Moderna e Contemporânea. São Paulo: Editora Atual, 1988.

 

- CÁCERES, Florival; PEDRO, Antônio. História Geral. São Paulo: Moderna, 1988.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2020 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.