Causas da Primeira Guerra Mundial

Resumo das principais causas da Primeira Guerra Mundial, a partilha da África e Ásia, nacionalismos, concorrência econômica, resumo, corrida armamentista


Soldados numa trincheira durante a Primeira Guerra Mundial
Soldados numa trincheira durante a Primeira Guerra Mundial

 

Resumo das principais causas (motivos) que provocaram a Primeira Guerra Mundial:

 

- Imperialismo e Neocolonialismo: a partilha das terras da África e Ásia, na segunda metade do século XIX, gerou muitos desentendimentos entre as nações europeias. Enquanto Inglaterra e França ficaram com grandes territórios com muitos recursos para explorar, Alemanha e Itália tiveram que se contentar com poucos territórios de baixo valor. Este descontentamento ítalo-germânico permaneceu até o começo do século XX e foi um dos motivos da guerra, pois estas duas nações queriam mais territórios para explorar e aumentar seus recursos.

 

- Militarismo: No final do século do século XIX e começo do XX, as nações europeias passaram a investir fortemente na fabricação de armamentos. O aumento das tensões gerava insegurança, fazendo assim que os investimentos militares aumentassem diante de uma possibilidade de conflito armado na região;

 

- A concorrência econômica entre os países europeus acirrou a disputa por mercados consumidores e matérias-primas. Muitas vezes, ações economicamente desleais eram tomadas por determinados países ou empresas (com apoio do governo). A rivalidade industrial entre Alemanha e Inglaterra foi o maior exemplo dessa concorrência.

 

- A questão dos nacionalismos também esteve presente na Europa pré-guerra. Além das rivalidades (exemplo: Alemanha e Inglaterra), havia o pangermanismo e o pan-eslavismo. No primeiro caso era o ideal alemão de formar um grande império, unindo os países de origem germânica. Já o pan-eslavismo era um sentimento forte existente na Rússia e que envolvia também outros países de origem eslava.

 

- As rivalidades austro-russas: os interesses da Áustria eram os mesmo da Alemanha, porém ambos entravam em choque com os da Rússia. Os russos tinham como objetivo dominar parte do Império Turco, que também despertava interesse dos alemães e austríacos.

 

Trabalhadoras de uma fábrica de armas na época da Primeira Guerra Mundial: corrida armamentista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trabalhadoras de uma fábrica de armas na época da Primeira Guerra Mundial: corrida armamentista.

 

 

Última revisão: 12/09/19
___________________________________

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).






Causas da Primeira Guerra Mundial Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

As origens da Primeira Guerra Mundial (Coleção Princípios)
Autor: Henig, Ruth
Editora: Ática
Temas abordados: as causas da Primeira Guerra Mundial e a situação da Europa no final do século XIX e começo do XX.


Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.