Os Lombardos

Os lombardos foram um povo germânico, que habitou a região Norte da Itália na Idade Média.


Alboíno: importante rei lombardo do século VI
Alboíno: importante rei lombardo do século VI

 

Quem foram


Os lombardos foram um povo germânico escandinavo com grande capacidade militar.

 

No ano de 568, os lombardos penetraram e conquistaram a região norte da península Itálica, liderados pelo rei Alboíno. Após a conquista, nomearam a região de Lombardia, estabelecendo como capital a cidade de Pavia. Fizeram conquistas importantes até a região da Toscana e outras áreas ao sul da Península.

 

O Reino Lombardo perdeu força e deixou de ser uma área autônoma em 774, quando começaram as conquistas dos francos, liderados por Carlos Magno. 


Fundaram vários ducados na Itália, sendo os mais importantes: 

 

- Lombardia Maior (região da Toscana e Itália setentrional): Ducado de Friul, Ducado de Verona, Ducado de Trento e Ducado de Tuscia.

 

- Lombardia Menor (Itália centro-meridional): Ducado de Spoleto, Ducado de Benevento, Ducado de Cápua e Ducado de Salerno.

 

Placa de bronze representando um cavaleiro lombardo em seu cavalo

Cavaleiro lombardo (placa de bronze do século VII)



Língua Lombarda

 

O lombardo (língua lombarda), falado pelos lombardos, era uma língua germânica. Entrou em declínio a partir do século VII e entrou em extinção a partir do século XI. Atualmente é uma língua considerada extinta.

Pintura do rei lombardo Agilolfo

Agilolfo: rei lombardo entre 591 e 616.

 

 

Leis dos lombardos

 

Os lombardos tinham seu próprio sistema legal, inicialmente baseado no direito consuetudinário germânico. O Edito de Rotari, emitido em 643 d.C., foi uma significativa coletânea escrita das leis lombardas, destacando sua abordagem à justiça e organização social.



Sociedade

 

Como muitas tribos germânicas, os lombardos eram originalmente uma sociedade guerreira. Sua estrutura social baseava-se nos laços de lealdade entre senhores e seus guerreiros. A guerra e o valor militar eram altamente valorizados.



Religião

 

Inicialmente, os lombardos eram pagãos, com uma mitologia e panteão semelhantes a outras tribos germânicas. No entanto, gradualmente se converteram ao cristianismo, com uma fase cristã ariana significativa antes de eventualmente adotarem o catolicismo romano, o que desempenhou um papel importante na integração deles na cultura cristã europeia mais ampla.

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.