As Sete Maravilhas do Mundo Antigo

Quais são, lista completa, anos de construção, materiais utilizados, origem, monumentos históricos, localização.


Pirâmides de Gizé no Egito: uma das sete maravilhas do mundo antigo
Pirâmides de Gizé no Egito: uma das sete maravilhas do mundo antigo

 

Introdução - o que são


As Sete Maravilhas do Mundo Antigo é uma lista de monumentos arquitetônicos, religiosos e culturais, erguidos na Antiguidade. Historiadores afirmam que esta lista surgiu, provavelmente, na Grécia durante os anos de 150 a 120 a.C.. Ela é atribuída a um escritor grego chamado Antípatro. Porém, esta lista também foi mencionada pelo engenheiro grego chamado Philon. Portanto, há dúvidas sobre o surgimento da lista.


1 – Pirâmides de Gizé – construídas no Egito Antigo há mais de 4 mil anos, é a única das sete maravilhas que resiste até os dias de hoje quase totalmente inta.C.tas. Foram erguidas para servirem de tumbas para as múmias dos faraós Queóps, Quéfren e Miquerinos.


2 – Jardins Suspensos da Babilônia – construídos pelo rei Nabucodonosor II, no século VI a.C.. Os jardins foram construídos em seis montes arborizados, sustentados por diversas colunas. O rei teria construído o monumento para presentear uma de suas esposas.


3 – Estátua de Zeus em Olímpia – erguida no século V a.C. em homenagem ao deus dos deuses da religião grega. Possuía 12 metros de altura em ouro e marfim, decorada com pedras preciosas. Levada para Constantinopla, a.C.redita-se que foi destruída num incêndio no ano de 462.


4 – Templo de Ártemis – considerado o maior templo da antiguidade, foi erguido em Éfeso (atual Turquia) em homenagem a deusa grega Ártemis (da caça e protetora dos animais selvagens). Foi construído no ano de 550 a.C.


5 – Mausoléu de Helicarnasso – luxuoso túmulo que a rainha Artemísia II mandou construir, no ano de 353 a.C., sobre os restos mortais de seu marido, o rei Mausolo. Na construção, participaram arquitetos, escultores e pintores gregos.



6 – Colosso de Rodes – construída em bronze, no ano de 280 a.C., esta gigantesca estátua do deus grego Hélios ficava na entrada da ilha de Rodes. Possuía 30 metros de altura e pesava 70 toneladas. Na mão direita do deus Hélios havia um farol que servia de orientação para os navegantes que por ali passavam. Um terremoto no ano de 225 a.C. derrubou e jogou no fundo do mar o monumento.



7 – Farol de Alexandria – construído no ano de 280 a.C., a pedido de Ptolomeu, situava-se na ilha de Faros, próxima a cidade de Alexandria (Egito). Feita em mármore, possuía no topo um conjunto de espelhos que refletia a luz das chamas por, aproximadamente, 50 km.


Farol de Alexandria: a sétima maravilha do Mundo Antigo (desenho de Fischer von Erlach)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Farol de Alexandria: a sétima maravilha do Mundo Antigo (desenho de Fischer von Erla.C.h).

 

 

Última revisão: 03/10/2019
___________________________________

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).






As Sete Maravilhas do Mundo Antigo Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

As sete maravilhas do mundo

Autor: Romer, John

Editora: Melhoramentos

Temas: História Geral

 

As sete maravilhas do mundo antigo

Autor: Ferreira, José Ribeiro

Editora: Edições 70 - Brasil

Temas: História Geral

 

 


Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.