Funções, autoridade, sucessão
O Papa, também conhecido como Sumo-Pontífice, é a autoridade máxima na hierarquia da Igreja Católica Apostólica Romana. Ele vive no Vaticano (estado independente), situado na cidade italiana de Roma.
De acordo com a doutrina e crença católica, o Papa é o sucessor de São Pedro, o “pai” da Igreja Católica e primeiro Papa. Em função dessa consideração, os seguidores do catolicismo tratam o Papa por “Sua Santidade”.
O Papa costuma visitar os países com o objetivo de levar para as pessoas as crenças católicas. Transmite também mensagens e princípios do cristianismo como, por exemplo, paz entre os povos, caridade, harmonia e respeito. Ele costuma fazer discursos contra as guerras e situações que envolvem práticas violentas.
Como ele também é o bispo de Roma, utiliza uma vestimenta composta de um hábito branco e chapéu de abas largas. Porém, em ocasiões especiais costuma vestir a tiara, uma vestimenta muito bonita e bem trabalhada.
O poder do Papa passa para outro quando ele morre ou sua doença o incapacita para a função. Nestes casos, ocorre uma reunião de cardeais, conhecida como conclave, que escolhe, através de uma votação, o novo Papa.
Atualmente, quem dirige a Igreja Católica é o Papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio), que sucedeu Bento XVI, que renunciou em fevereiro de 2013.
|
Emblema Papal: símbolo que representa o papa católico. |
Você sabia?
- É comemorado em 29 de junho o Dia do Papa.
![]() |
Francisco, o atual papa da Igreja Católica (desde 2013). |
Última revisão: 17/02/2022
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
História dos papas
Autor: Maria Laboa Gallego, Juan
Editora: Esfera dos Livros (Portugal)