Origem
A bandeira da França foi adotada em 15 de fevereiro de 1794, cinco anos após a Revolução Francesa (1789).
Formato
A bandeira possui formato retangular e é composta por três faixas verticais nas cores azul, branca e vermelha. Estas cores simbolizam a Revolução Francesa.
As cores e seus significados e simbolismos
A cor azul representa o poder legislativo na França e também a liberdade; a cor branca representa o poder executivo e também a igualdade e a cor vermelha representa o povo francês e o sentimento de fraternidade. Como as três faixas possuem o mesmo tamanho, ela representa a divisão do poder de forma igualitária.
Outra interpretação relaciona-se com a ligação das cores ao rei Luís XVI e à Casa de Bourbon. Quando Luís XVI chegou ao poder, ele acrescentou uma faixa central branca ao cocar azul e vermelho da milícia de Paris, sendo o branco a cor tradicional da realeza francesa.
A bandeira tricolor francesa também simboliza o lema da Revolução Francesa "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".
Proporção oficial
A proporção da bandeira francesa é de 2:3. Por exemplo, se ela tiver 2 metros de largura, deverá ter 3 metros de comprimento.
Curiosidades:
- Entre os anos de 1814 e 1830, a França adotou uma bandeira toda branca. A bandeira oficial foi restaurada na Revolução de Julho de 1830.
- A bandeira francesa apresenta proporção de 2:3. Ou seja, se ela for confeccionada com 2 metros de largura, deverá ter, obrigatoriamente, 3 metros de comprimento.
- Ao contrário de muitos países, não há um "Dia da Bandeira" na França. A bandeira francesa é hasteada em várias ocasiões oficiais como, por exemplo, Dia da Vitória na Europa na Segunda Guerra Mundial (comemorado em 8 de maio), Dia do Armistício (11 de novembro, comemora o fim da Primeira Guerra Mundial) e Dia da Bastilha (comemorado em 14 de julho, que é o Dia Nacional da França, um ponto de virada na Revolução Francesa).
Bandeira da França |
BERG, Tiago José. Bandeiras de todos os países do mundo. São Paulo: Panda Books, 2013.
Vídeo indicado no YouTube: