Introdução
Em 2016 ocorreram eleições para presidente da República nos Estados Unidos. A votação ocorreu em 8 de novembro de 2016. Os eleitores norte-americanos escolheram, nesta data, o colégio eleitoral, que escolherá o novo presidente e vice-presidente (ambos do mesmo partido). Estes substituirão, a partir de 2017, o atual presidente Barak Obama e vice-presidente Joe Biden (ambos do Partido Democrata). Foi a 58ª eleição presidencial dos Estados Unidos.
Principais candidatos que disputaram:
- Hilary Clinton (Partido Democrata): política, foi secretária de Estado dos Estados Unidos entre 2009 e 2013. Foi senadora entre 2001 e 2019 e primeira-dama quando seu marido, Bill Clinton, foi presidente entre 1993 e 2001. É formada em Direito pela Universidade de Yale.
- Donald Trump (Partido Republicano): empresário do ramo imobiliário, escritor e político. É presidente da The Trump Organization e listado, pela revista Forbes, como um dos 400 homens mais ricos do mundo. Entre 2004 e 2015, apresentou um reality show na TV dos Estados Unidos chamado “O Aprendiz”.
- Gary Johnson (Partido Libertário): empresário e político, foi governador do estado do Novo México entre 1995 e 2003.
- Jil Stein (Partido Verde): médica, ativista e política. Foi candidata (derrotada) ao governo do estado de Massachusetts em 2002 e 2010.
RESULTADO FINAL:
- Donald Trump (Partido Republicano) foi eleito presidente dos Estados Unidos, após obter 279 delegados para o Colégio Eleitoral. Hillary ficou com 228. Eram necessários 270 delegados para ser o vencedor no Colégio Eleitoral.
Você sabia?
- O atual presidente dos EUA Barak Obama não pôde se candidatar para as eleições deste ano, pois está cumprindo seu segundo mandato. De acordo com a 22ª emenda da Constituição dos EUA, uma pessoa não pode exercer o cargo de presidente da República por três vezes.
Uma História dos Estados Unidos da América
Autor: Jenkins, Philip
Editora: Texto & Grafia
Temas do livro: Estados Unidos, Presidentes, Sistema Eleitoral nos EUA
Veja TambémTemas diversos |